Comunicação pública no Brasil
passado, presente e futuro
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.1171Palavras-chave:
comunicação pública, conceituação da comunicação pública, evolução da comunicação pública, desafios da comunicação públicaResumo
O artigo apresenta uma breve retrospectiva histórica da comunicação pública no Brasil (passado), mostrando sua evolução a partir de outros conceitos, utilizados para ilustrar as práticas comunicativas nas organizações. Abordando como esta teoria foi incorporada por pesquisadores brasileiros, o estudo apresenta as diversas apropriações da comunicação pública (presente) nos desafios contemporâneos dos gestores comunicacionais em defesa do interesse público. Demonstrando um campo crescente nos estudos da comunicação, o texto aponta tendências (futuro) sobre a definição de níveis qualitativos de comunicação pública, bem como outros indicadores para aferir a comunicação praticada pelas organizações.
Downloads
Referências
Amorim, P. K. D. F. (2012). Democracia e internet: a transparência de gestão nos portais eletrônicos das capitais brasileiras. 348 f. Tese (Doutorado em Comunicação). Universidade Federal da Bahia. Salvador.
Barros, A. T. & Lima, M. E. O. (2010). Da comunicação organizacional à comunicação pública: discussões preliminares. In : Anais do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste -Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Campina Grande: PB, XII.
Brandão, E. P. (2006). Usos e significados do conceito comunicação pública. In: Núcleo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, Brasília, 6.
_____________ (2012). Conceito de comunicação pública. In: Duarte, J. (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público (3ª ed.). São Paulo: Atlas.
Bucci, E. (2008). Em Brasília, 19 horas: a guerra entre a chapa-branca e o direito à informação no primeiro governo Lula. Rio de Janeiro, Record.
Bueno, W. C. (2009). Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva.
Curtinovi, J.; Mesquita, W. (2014). De que comunicação pública estamos falando? Anais do Congresso de Ciências da Comunicação, Intercom, Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégicas de Comunicação, Foz do Iguaçu, XXXVII.
Duarte, J. (2009). Instrumentos de Comunicação Pública. In: Duarte, J. (org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas: 59-71.
Gomes, W. (2005). A democracia digital e o problema da participação civil na decisão política. Revista Fronteiras (UNISINOS), VIII (3): 214-222.
Grunig, J. (Ed.) (1992). Excellence in public relations and communication management. Hillsdale: Erlbaum Associates. DOI : 10.4324/9780203812303
Koçouski, M. (2013). Comunicação pública: construindo um conceito. In: Matos, H. (org.). Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo: ECA/USP: 41-57.
Kunsch, M. M. K. (1997). Relações públicas e modernidade: novos paradigmas da comunicação organizacional (5ª ed.). São Paulo: Summus.
_____________ (2009). Políticas Públicas de Comunicação: a necessidade de um debate abrangente. In Castro, D. (Org.). Reflexão sobre as Políticas Nacionais de Comunicação. Brasília: Instituto Nacional de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA): 59-77.
López, J.C. J. (2012). Proposta geral de comunicação pública. In: Duarte, J. (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público (3ª ed.). São Paulo: Atlas: 246-267.
Matos, H. (2012) Comunicação pública, esfera pública e capital social. In: Duarte, J. (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público (3ª ed.). São Paulo: Atlas: 47-58.
Mello, G. R. (2009). Estudo das práticas de governança eletrônica: instrumento de controladoria para a tomada de decisões na gestão dos estados brasileiros. Tese de Doutoramento em Contabilidade e Atuária. São Paulo: Universidade de São Paulo.
Monteiro, G. (2009). A singularidade da comunicação pública In: Duarte, J. (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas: 34-46.
Oliveira, I. L. & Paula, M. A. (2008). O que é comunicação estratégica nas organizações? (2.ª ed.). São Paulo: Paulus.
Oliveira, M. J. C. (Org.) (2004). Comunicação pública. Campinas: Editora Alínea.
Rabaça, C. A.& Barbosa, G. G. (2001). Dicionário de comunicação (8.ª ed.). Rio de Janeiro: Campus Elsevier.
Silva, S. P. (2009). Estado, democracia e internet: requisitos democráticos e dimensões analíticas para a interface digital do Estado. 2009. Tese de Doutoramento em Comunicação. Salvador: Universidade Federal da Bahia.
Torquato do Rego, F. G. (1984). Jornalismo empresarial: teoria e prática (4ª ed.). São Paulo: Summus.
Zémor, P. (2009). As formas de comunicação pública. In: Duarte, J. (Org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público (3ª ed.). São Paulo: Atlas: 214-245.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.