Charlie Hebdo
polémica, religião e o interesse dos usuários de Internet franceses
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.1193Palavras-chave:
Charlie Hebdo, França, atentado, google trends, IslãoResumo
O atentado ao jornal Charlie Hebdo, ocorrido em 7 de janeiro de 2015, levantou um significativo debate sobre o fundamentalismo e os limites da liberdade de expressão. Entretanto, não é novidade o Charlie Hebdo ser protagonista em polémicas; antes disso ele já havia se envolvido em outros casos relacionados à religião islâmica e à publicação de caricaturas de Maomé. Nesse sentido, o objectivo deste trabalho é aferir se o interesse dos franceses por este jornal guarda relação com polémicas envolvendo os temas Religião, Islão e Profeta Maomé. A hipótese da pesquisa é que as polémicas podem aumentar o interesse público entre os franceses pelo jornal. Utilizamos o Google Trends para traçar séries temporais de interesse dos usuários de Internet pelo jornal Charlie Hebdo, por Islão, Profeta Maomé e Religião. Ao gerarmos previsões e compararmos as frequências identificamos que: 1) os maiores picos de interesse pelo jornal Charlie Hebdo ocorreram em momentos em que o jornal se envolveu com polémicas; 2) as variáveis Religião, Islão e Maomé estão correlacionadas de forma significativa ao interesse temporal pelo Charlie Hebdo.
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