O que caracteriza os Portugueses nas comunidades online em Portugal

Autores

  • Francisco Costa Pereira Escola Superior de Comunicação Social (IPL)
  • Sara Guerreiro Escola Superior de Comunicação Social (IPL)

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.357

Palavras-chave:

comunidades online, comportamento do consumidor, satisfação, fidelização, word-of-mouth

Resumo

As comunidades online são uma realidade incontornável, fazem parte da vida das pessoas. Estar numa comunidade significa satisfazer um conjunto de necessidades sociais que levam os indivíduos a permanecer nessa comunidade e a estabelecer redes sociais. Cada cultura desenvolve processos que levam os indivíduos a estarem e a relacionarem-se em agremiações que partilham interesses em comum. Foi objectivo deste estudo compreender a realidade das comunidades em Portugal. Para o efeito foi operacionalizada uma investigação com uma amostra de 1028 sujeitos que estão e participam em comunidades online. Os resultados sugerem que as pessoas estão ligadas aos grupos nas comunidades onde se inserem, satisfazendo essencialmente necessidades lúdicas, revelando também uma tendência para a difusão de informação. O nosso estudo demonstra que existe uma baixa taxa de identificação e participação dos indivíduos na comunidade online. O mesmo se diga relativamente ao chamado “compromisso” dos indivíduos com a mesma. Saliente-se ainda que a presença do grupo de referência é importante para os indivíduos se inserirem numa comunidade. Finalmente, através da análise das variáveis Word-of-Mouth e Participação activa na comunidade online, foi possível identificar grupos de intervenientes com características semelhantes, a saber: os Contidos e os Difusores (através da variável Word-of-Mouth); os Neutros, os Lurkers e os Activos (mediante a análise da variável Participação activa na comunidade online).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Aaker, D., Joachimsthaler E., (2007) Liderança de Marca. Público

Algesheimer, R., Dholakia, U. M. & Herrmann, A. (2005) The Social Influence of Brand Community: Evidence from European Car Clubs. Journal of Marketing, Vol. 69 (July), pp. 19-34

Bohner, G., & Wanke, M. (2002). Attitudes and attitude change. New York: Taylor & Francis. DOI : 10.1146/annurev.psych.121208.131609 good / bad

Burke, P. J. & Tully, J. C. (1977) The Measurement of Role-Identity. Social Forces, 55, No. 4 (June), pp. 881-897

Carroll, B. A. & Ahuvia, A. C. (2006) Some antecedents and outcomes of brand love. Market Lett, 17, Springer Science & Business Media B.V., pp. 79-89

Cartwright, R. (2000) Mastering: Customer Relations. Macmillan Press

Chandashekaran, M. & Rotte, K. (2007) Satisfaction strength and customer lovalty. In Journal of Marketing Research (JMR), 44, (February), pp 153-163

Cornick, M. A. C. P. Savoia, M. G. (1989) Paicologia Social. Mcgraw Hill

Correia, J. C. (2008) Identidades e Realidades Múltiplas: os estranhos no meios de nós. In Esteves, J.P., Comunicação e identidades sociais. Livros Horizonte

DeLima, L. P. Atitudes. In Vale, Jorge e Monteiro, M. B. (2004) Psicologia Social. 6ª Edição, Fundação Calouste Gulbenkian

Dholakia, U. M., Bagozzi, R. P. & Pearo, L. K. (2003) A social influence model of consumer participation in network- and small-group-based virtual communities. International Jounal of Research in Marketing, 21 , Elsevier, pp. 241-263. DOI : 10.1016/j.ijresmar.2003.12.004 good / bad

Dubois, B. (1993) Compreender o Consumidor. Publicações Dom Quixote

Dunning, D. (2004) On the motives underlying social cognition. In Brewer, M. B & Hewstone, M., Emotion and Motivation (Perspectives on Social Psychology). John Wiley and Sons Ltd. DOI : 10.1002/9780470998519.ch16 good / bad

Dutka, A. (1995) AMA Handbook for Customer Satisfaction: A complete Guide to Research, Planning & Implementation. NTC Business Books, American Marketing Association

Eagly, A. H. & Chaiken, S. (1993) The Psychology of attitudes. Harcourt Brace Jovanovich

Flanagin, A. J. & Metzger, M. J. (2001) Internet Use in the Contemporary Media Environment. Human Communication Research, Vol. 27, No. 1 (January), International Communication Association, pp. 153-181

Forgas, J. P. (2001) Handbook of Affect and Social Cognition. Lawrence Earlbaum Associates Inc., Publishers. DOI : 10.4324/9781410606181 good / bad

Forgas, J., Williams, K. D. & Laham, S. (2009) Social Motivation: Conscious and Unconscious Processes. Cambridge University Press

Giddens, A. (1993) Sociology. Second Edition, Polity Press. DOI : 10.1007/978-1-349-18521-4 good / bad

Harackiewicz, J. M., Durik, A. M. & Barron, K. E (2005). Multiple goals, optimal motivation, and the development of the interest. In Forgas, J. P., Williams, Simon M. Laham (2009), Social motivation: conscious and unconscious processes . pp.21-39; Cambridge University Press

Hars, A. & Ou, S. (2002) Working for Free? – Motivations of Participating in Open Source Projects. International Journal of Electronic Commerce, 6, pp. 25-39. DOI : 10.1109/HICSS.2001.927045 good / bad

Hill, N. & Allen, R. (2007) Customer satisfaction: The Customer experience through the customer’s eye. Cogent

Hofstede, G. (1991) Culturas e Organizações. Compreender a nossa programação mental. Edições Sílabo

Hogg, M. A. & Abrams, D. (1993) Group Motivation: Social Psychological Perspectives. Harvester Wheatsheaf

Holbrook, M. B. & Hirschman, E. C. (1981) The experimental aspects of consumption: Consumer fantasies, feelings and fun. In Kassarjian, H. H. and Robertson, T. S. Perspectives in Consumer Behaviour.

Jansson-Boyd, C. V. (2010) Consumer Psychology. Mcgraw Hill

Johnson, D. W. & Johnson, F. P (1997) Joining together: Group Theory and Group Skills. Sixth Edition, Alan and Bacon

Johnson, M. D., Herrmann, A. & Huber, F. (2006) The Evolution of Loyalty Intentions. Journal of Marketing, 70, 2, (April), pp 122-132. DOI : 10.1509/jmkg.70.2.122 good / bad

Kapferer, Jean-Nouel (1994) Strategic brand management: New approaches to creating and evaluating brand equity. Free Press

Lampe, C. (2010) Motivation to participate in Online Communities. Michigan State University [Internet] Disponível em <https://www.msu.edu/~lampecli/papers/pap1604_lampe.pdf> [Consult. 13 de Abril 2010]

Lazarsfeld, P. F. & Merton, R. K. (1948) Mass Communication, Popular Taste and Organized SocialAction. In Marris, P. & Thornham, S., ed. Media Studies. New York University Press, Washington Square, New York, pp 18-30

Lipovetsky, G. (2007) A felicidade paradoxal: Ensaio sobre a sociedade do hiper consumo. Edições 70

Maisonneuve, J. (1967) A Dinâmica dos Grupos. Colecção Vida e Cultura, Edição Livros do Brasil, Lisboa

McClelland, D. C. (1984) Human Motivation. Cambridge University Press

Mckenna, Katelyn Y. A. and Bargh, John A.(1999) Causes and Consequences of Social Interaction on the Internet: A Conceptual Framework. Media Psychology, 1: 3, 249 — 269 [Internet]. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1207/s1532785xmep0103_4> [Consulta em 22 de Janeiro de 2010]. DOI : 10.1207/s1532785xmep0103_4 good / bad

Moreland, R. L., Levine, J. M., & Cini, M. A. (1993). Group socialization: The role of commitment. In M. Hogg & D. Abrams (Eds.), Group motivation: Social psychological perspectives. pp. 105-129. London: Harvester-Wheatsheaf

Naumann, E. & Giel, K. (1995) Customer Satisfaction Measurement and Management. Thomson Executive Press

Parkinson, B. & Colman, A. M. (1997) Emotion and Motivation. 2nd Edition, Longman Essential Psychology

Pepper, S. C. (1947) A Digest of Purposive Values. University of California Press

Pestana, M. H. & Gageiro, J. N. (2008) Análise de Dados para as Ciências Sociais, A Complementaridade do SPSS. Edições Silabo

Reykowski, J. (1982). Osobowoœæ jako centralny sytem regulacji i integracji czynnoœci [Personality as a central system of regulation and integrity of actions]. In Tomaszewski T.(ed.), Psychologia [Psychology]. Warszawa.

Silverstone, R., Hirsch, E. and Morley, D. (1994) Information and communication technologies and the moral economy of the household. In SILVERSTONE, R., Hirsch, E. Consuming Technologies: Media and Information in Domestic Spaces. Routledge

Slepoj, V. (1998) Compreender os Sentimentos, Editorial Presença

Sohn, D. (2008) Social Network Structures and the Internet: Collective Dynamics in Virtual Communities. Cambria Press

Solomon, M. R., et al. (2006) Consumer Behaviour: A European Perspective. Pearson Education Limited, 3rd edition

Spence, W. R. (1995) Innovations: The Communication of Change in Ideas, Practices and Products. Chapman & Hall

Vaus, D. (2002). Surveys in Social Research. Australia, Taylor & Francis Group.

Downloads

Publicado

2022-02-22

Como Citar

O que caracteriza os Portugueses nas comunidades online em Portugal. (2022). Comunicação Pública, 7(11). https://doi.org/10.4000/cp.357