O que caracteriza os Portugueses nas comunidades online em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.357Palavras-chave:
comunidades online, comportamento do consumidor, satisfação, fidelização, word-of-mouthResumo
As comunidades online são uma realidade incontornável, fazem parte da vida das pessoas. Estar numa comunidade significa satisfazer um conjunto de necessidades sociais que levam os indivíduos a permanecer nessa comunidade e a estabelecer redes sociais. Cada cultura desenvolve processos que levam os indivíduos a estarem e a relacionarem-se em agremiações que partilham interesses em comum. Foi objectivo deste estudo compreender a realidade das comunidades em Portugal. Para o efeito foi operacionalizada uma investigação com uma amostra de 1028 sujeitos que estão e participam em comunidades online. Os resultados sugerem que as pessoas estão ligadas aos grupos nas comunidades onde se inserem, satisfazendo essencialmente necessidades lúdicas, revelando também uma tendência para a difusão de informação. O nosso estudo demonstra que existe uma baixa taxa de identificação e participação dos indivíduos na comunidade online. O mesmo se diga relativamente ao chamado “compromisso” dos indivíduos com a mesma. Saliente-se ainda que a presença do grupo de referência é importante para os indivíduos se inserirem numa comunidade. Finalmente, através da análise das variáveis Word-of-Mouth e Participação activa na comunidade online, foi possível identificar grupos de intervenientes com características semelhantes, a saber: os Contidos e os Difusores (através da variável Word-of-Mouth); os Neutros, os Lurkers e os Activos (mediante a análise da variável Participação activa na comunidade online).
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