Relações públicas

a comunicação, as organizações e a sociedade

Autores

  • Sónia Pedro Sebastião Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas , UTL CAPP

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.112

Palavras-chave:

relações públicas, profissão, formação, entrevistas, Portugal

Resumo

Este artigo visa justificar a importância da profissão de relações públicas na sociedade contemporânea, evidenciando a formação, as competências, os valores, as funções, os serviços prestados pelo consultor de relações públicas, assim como a necessidade de associativismo e de compreensão da comunicação digital, assumida como a grande tendência do setor. Com base numa pesquisa bibliográfica de referência e em dez entrevistas semiestruturadas feitas a consultores portugueses, membros de empresas associadas da APECOM, concluímos que o setor é cada vez mais reconhecido em Portugal, necessitando, contudo, da dinamização do seu associativismo para promover a ligação da prática profissional à academia.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Bernays, E. L. (1928), Crystallizing Public Opinion, Nova Iorque, Boni and Liveright.

Botan, C. H., & Taylor, M. (2004), "Public Relations: state of the field", Journal of Communication, Dezembro, pp. 645-661. DOI : 10.1111/j.1460-2466.2004.tb02649.x good / bad

Bowen, S. A. (2009), "All glamour, no substance: How public relations majors and potential majors in an exemplar program view the industry and function", Public Relations Review, 35, pp. 402-410. DOI : 10.1016/j.pubrev.2009.05.018 good / bad

Coombs, W. T., & Holladay, S. J. (2007), It’s Not Just PR, Malden, Blackwell Publishing.

Cornelissen, J. P. (2000), "Toward an understanding of the use of academic theories in public relations practice", Public Relations Review, 26(3), pp. 315-326. DOI : 10.1016/S0363-8111(00)00050-3 good / bad

Dozier, D., & Broom, G. (1995), "Evolution of the manager role in public relations practice", Journal of Public Relations Research, 7(1), pp. 3-26. DOI : 10.1207/s1532754xjprr0701_02 good / bad

Fawkes, J. (2004), "What is public relations?", in A. Theaker (Ed.), The Public Relations Handbook, 2.ª ed., pp. 3-17, Oxfordshire, Routledge.

Fuchs, C. (2008), Internet and Society: Social Theory in the Information Age, Nova Iorque, Routledge.

Gonçalves, G. (2009), "Strengths and Weaknesses of Public Relations Education in Portugal", Estudos em Comunicação, 6, pp. 37-54.

Greenwood, C. A. (2010), "Evolutionary Theory: the missing link for conceptualizing public relations", Journal of Public Relations Research, 22(4), pp. 456-476. DOI : 10.1080/10627261003801438 good / bad

Grunig, J. E.; Hunt, T. (1984), Managing Public Relations, Nova Iorque, Holt, Rinehart & Winston.

Grunig, L. A., Grunig, J. E., & Dozier, D. M. (2002), Excellent Public Relations and Effective Organizations. A Study of Communication Management in Three Countries, Nova Iorque, Routledge.

Hunt, T., & Grunig, J. E. (1994), Public Relations Techniques, Fort Worth, Harcourt Brace College Publishers.

Pasadeos, Y., Berger, B., & Renfro, R. B. (2010), "Public Relations as a maturing discipline: an update on research networks", Journal of Public Relations Research, 22(2), pp. 136-158. DOI : 10.1080/10627261003601390 good / bad

Póvoas, R. (2009), Relações Públicas sem Croquete. Lisboa, Gestão Plus Edições.

Seib, P., & Fitzpatrick, K. (1995), Public Relations Ethics, Florida, Harcourt Brace and Company.

Sievert, Holger (2009), “Some ideas for new Systematics” Input to the Round Table “PR practices and qualifications”, EUPRERA 2009 – Bucareste, 23-26 Setembro.

Sisco, H. F., Collins, E. L., & Zoch, L. M. (2011), "Breadth or depth? A content analysis of the use of public relations theory", Public Relations Review, 37, pp. 145-150. DOI : 10.1016/j.pubrev.2010.10.006 good / bad

SOPCOM (outubro de 2010), Editorial: A nossa área científica. Consulta a 2 de dezembro de 2011. URL: http://www.sopcom.pt/Newsletter/201010-Sopcom.html.

Sriramesh, K., & Hornaman, L. B. (2006), "Public Relations as a Profession: an analysis of curricular content in the United States", Journal of Creative Communication, 1(2), pp. 155-172. DOI : 10.1177/097325860600100202 good / bad

Tench, R., & Yoemans, L. (2009), Exploring Public Relations, 2.ª ed., Londres, Financial Times/Prentice Hall.

Weaver, C. K. (2001), "Dressing for Batle in the New Global Economy: putting Power, Identity, and Discourse into Public Relations Theory", Management Communication Quarterly, 15(2), pp. 279-288.

White, C., & Park, J. (2010), “Public perceptions of public relations”, Public Relations Review, 36, pp. 319-324. DOI : 10.1016/j.pubrev.2010.09.002 good / bad

Zerfass, A. et al. (2009), European Communication Monitor 2009. Trends in Communication Management and Public Relations – Results and Implications. Bruxelas, Leipzig: Euprera/University of Leipzig (disponível em: www.communicationmonitor.eu), última consulta a 12 de outubro de 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Relações públicas: a comunicação, as organizações e a sociedade. (2021). Comunicação Pública, 7(12). https://doi.org/10.4000/cp.112