Entre o apelo social e o promocional

um estudo sobre o impacto do conteúdo de comunicação em tempos de covid-19

Autores

  • Mateus Luan Dellarmelin Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho https://orcid.org/0000-0002-6898-2341
  • Ana Duarte Melo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.260

Palavras-chave:

conteúdo de comunicação, redes sociais, publicidade online, covid-19

Resumo

Este estudo explora as implicações do conteúdo de comunicação face ao contexto pandémico e à relevância das redes sociais durante esse período. O objetivo foi verificar de que forma a manipulação do conteúdo de uma publicidade online em uma rede social influenciaria a intenção de compra, o quociente emocional e o envolvimento dos consumidores. Foi levada a cabo uma pesquisa causal, através da realização de um experimento de um fator, entre-sujeitos, em que a variável independente – conteúdo da comunicação – foi manipulada em dois âmbitos: social e promocional. Ao obtermos suporte para as hipóteses, torna-se perceptível que a implementação de uma estratégia de conteúdo de comunicação que considere as preocupações contextuais emergentes pode tornar-se uma vantagem competitiva, pois os consumidores valorizam mais um comportamento pró-social e responsável da empresa do que  as suas ofertas promocionais.

Biografias Autor

Mateus Luan Dellarmelin, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Bolseiro de doutoramento (2020.08307.BD/FCT) em Ciências da Comunicação no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), na Universidade do Minho. Mestre em Administração pela IMED Business School. Bacharel em Comunicação Social com especialização em Publicidade e Propaganda na Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro sócio da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e integrante dos Grupos de Trabalho: Jovens Investigadores; Publicidade e Cibercultura.

Ana Duarte Melo, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

Professora assistente na Universidade do Minho, onde leciona publicidade, comunicação estratégica e territorial, criatividade e redação de roteiros. Suas pesquisas no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) combinam participação, publicidade e comunicação estratégica e territorial. Vice-presidente da Secção de Pesquisa em Comunicação Participativa da IAMCR – International Association of Media and Communication Research (desde 2016).

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Dellarmelin, M. L., & Melo, A. D. (2022). Entre o apelo social e o promocional : um estudo sobre o impacto do conteúdo de comunicação em tempos de covid-19. Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.260

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