Os novos territórios do podcast

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.251

Resumo

Nos últimos anos tem-se registado um aumento significativo no consumo de podcasts, numa tendência que parece já não ser exclusivamente internacional. Em Portugal, durante o confinamento provocado pela pandemia da COVID-19, seguiu-se essa tendência. Dirigido tanto para as grandes audiências, como para pequenos nichos hiperespecializados, o podcast tem vindo a ser utilizado não apenas pelos meios de comunicação, mas também nas mais diferentes áreas: da política às relações públicas, do ensino à comunicação organizacional, da cultura ao desporto. Este número da Revista Comunicação Pública, sob o tema “Os novos territórios do Podcast”, tem por objetivo explorar esse carácter multifacetado e transversal do podcast.

Biografias Autor

Ana Isabel Reis, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto; concluiu o doutoramento na Universidade do Minho sobre o áudio nas cibernotícias; os seus interesses de investigação são história da rádio, jornalismo radiofónico, rádio e som na Internet, Podcast. Investigadora integrada do CITCEM- Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM.

Fábio Ribeiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professor Auxiliar no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; concluiu o doutoramento europeu na Universidade do Minho sobre a participação dos cidadãos em formatos de opinião pública, dinamizados pelos média; Investigador Integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, interessa-se pelas áreas do jornalismo, da interatividade digital e comunicação de ciência. Coordenador do Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros da SOPCOM.

Referências

Berry, R. (2006). Will the iPod kill the radio star? Profiling podcasting as radio. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, 12, 143-162.

Bonini, T. (2015). The “second age” of podcasting: Reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns Del CAC, 41(18), 21-30.

Bonini, T. & Gandini, A. (2019) “First week is editorial, second week is algorithmic”: Platform gatekeepers and the platformization of music curatio. Social Media+ Society, 5(4), 1-11.https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/2056305119880006

Cardoso, G., Paisana, M. & Pinto-Martinho, A. (2020). Reuters Digital News Report 2020, Portugal . Publicações OberCom.https://obercom.pt/wp-content/uploads/2020/06/DNR_PT_2020_19Jun.pdf

Cwynar, C. (2019). Self-service media: Public radio personalities, reality podcasting, and entrepreneurial culture. Popular Communication The International Journal of Media and Culture, 17(4), 317-332. DOI: 10.1080/15405702.2019.1634811

Gallego Pérez, J. I. (2010). Podcasting: distribución de contenidos sonoro y nuevas formas de negocio en la empresa radiofónica española [Tesis de doctorado no publicada]. Universidad Complutense de Madrid.

Herschmann, M. & Kischinhevsky, M. (2009). A "geração podcasting" e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista FAMECOS, 15(37), 101-106. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4806

Newman, N., Fletcher, R., Schulz, A. Andı, S. & Nielsen, R. K. (2020). Reuters Institute Digital News Report 2020. Reuters Institute for the Study of Journalism. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2020

Newman, N. (2021). Digital News Project. Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2021. Reuters Institute. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/2021-01/Newman_Predictions_2021_FINAL.pdf

Reis, A. I. (2018). O áudio invisível: uma análise ao podcast dos jornais portugueses. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5(1), 209-225. https://doi.org/10.21814/rlec.301

Sullivan, J. L. (2019). The Platforms of Podcasting: Past and Present. Social Media + Society, 5(4), 1-12. DOI: 10.1177/2056305119880002

A report from The Infinite Dial 2021 by Edison Research and Triton Digital. (2021). The Infinite Dial. https://www.edisonresearch.com/the-infinite-dial-2021-2/

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Reis, A. I., & Ribeiro, F. (2021). Os novos territórios do podcast. Comunicação Pública, 16(31). https://doi.org/10.34629/cpublica.251

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Os novos territórios do podcast