Jornalismo em transformação
um estudo dos critérios e dos regulamentos de sete premiações brasileiras1
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.1123Palavras-chave:
Identidade jornalística, Habitus profissional, Prêmios Brasileiros de Jornalismo, regulamentosResumo
Dentre as representações sociais que, através de um conjunto de conceitos, técnicas e procedimentos, constituem a identidade jornalística, destacam-se os prêmios destinados a profissionais e estudantes de Jornalismo. Eles são incontáveis e existem mundo fora. Enquanto alguns não ultrapassam a primeira edição, outros, pelas características da entidade promotora e dos profissionais envolvidos, alcançam longevidade suficiente para gerar seu reconhecimento enquanto capital simbólico e modelo de excelência profissional, evidenciando paradigmas da prática jornalística, cujos valores hoje estão em transformação. Esse artigo propõe algumas reflexões sobre as práticas jornalísticas atuais e suas intervenções na redefinição do ethos profissional, com base nos regulamentos de sete premiações brasileiras, selecionadas a partir dos critérios de: longevidade/periodicidade; recompensa financeira; e especificidade temática. Percebe-se que, apesar das diferenças, há aspectos capazes de unificá-las.
Downloads
Referências
Benson, R. & Neveu, E. (2005). Bourdieu and the Journalistic Field. Cambridge: Polity Press
Bourdieu, P. (1992). A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo: Perspectiva.
___ (1997). Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
___ (2003). O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil
___ (1983). Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero.
___ (1994). Lições de Aula. São Paulo: Ática.
Dias, R.(2008). A Influência do Prêmio Jornalista Amigo da Criança sobre o Profissional de Jornalismo: um Estudo de Caso. Dissertação. UNB. Brasília, Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/3548/1/2008_RobsonDias.pdf (consultado a 15 de abril de 2013).
___ (2013) Prêmios em Jornalismo: Paradigmas em Transição. Tese. UNB. Brasília. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/13315/1/2013_RobsonDias.pdf (consultado a 15 de julho de 2014).
Dines, A. (2002). Prêmios e Galardões. Disponível em: www.observatóriodaimprensa.com.br (consultado a 7 de março de 2013).
___ (2007). “Jabá Institucional, o que Esconde atrás dos Prêmios de Jornalismo”. Disponível em www.observatoriodaimprensa.com.br (consultado a 07 de março de 2013).
Faccin, M. e Ferreira, S. (2014). “Jornalismo de Roupa Nova: Considerações sobre e a Identidade e a Prática Profissional a partir do Prêmio Imprensa Embratel”. Brazilian Journalism Research, n.9, vol. 2. Disponível em: http://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/588 (consultado a 10 de junho de 2014). DOI : 10.25200/BJR.v9n2.2013.588 good / bad
Ferreira, S. (2014). “Reconhecimento Profissional em Tempos de Crise Identitária: um Estudo sobre Regulamentos de Prêmios de Jornalismo”. In: Actas da SBPJor - Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. 12.º Encontro Nacional.
Kuhn, T. (1998). A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva.
Mouillaud, M. (1997). Da forma ao sentido. In: ___ e Porto, Sérgio D. (Orgs). O Jornal, da Forma ao Sentido. Brasília: Paralelo 15.
Revista Brasilis. Alberto Dines, Série Personagens. Disponível em http://revista.brasil.gov.br/personagens/alberto-dines (consultado a 28 de abril de 2014).
Traquina, N. (2008) Teorias do Jornalismo – Volume II. Santa Catarina: Insular.
Vieira, A. (1998). “Sermão da Visitação de Nossa Senhora”. In: Literatura Brasileira, textos literários em meio eletrônico, http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/0006-02072.html (consultado a 10 de abril de 2013).
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2015 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.