Conteúdos multimédia e preferências do utilizador em projetos editoriais online
exemplos portugueses
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.2174Palavras-chave:
Multimédia, conteúdos online, análise de websitesResumo
Este estudo pretende ser um contributo para o conhecimento de projetos temáticos online portugueses, para os estudos editoriais relacionados com a forma e os temas, e para os estudos de preferências dos utilizadores. Pretende-se compreender a seleção de conteúdos em duas revistas online – a Azul – Ericeira Mag e a Preguiça Magazine – e as preferências do utilizador em relação a esses conteúdos. Optou-se por uma abordagem mista, com recolha de informações por email junto de colaboradores dos dois projetos, realização de focus group com leitores e análise da estrutura dos projetos. As conclusões evidenciam o amadorismo na seleção dos temas dos conteúdos por parte dos editores, assim como a prevalência de formatos multimédia (texto e imagem). Os utilizadores, por sua vez, preferem temas e formatos diversificados, e categorias claras e abrangentes que ilustrem os temas dos conteúdos que podem ser encontrados.
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