Debates televisivos e campanhas eleitorais Eleições legislativas de 2015

O debate António Costa versus Pedro Passos Coelho

Autores

  • Susana Rogeiro Nina Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.1406

Palavras-chave:

debates televisivos, comunicação política, campanha eleitoral, eleições legislativas de 2015

Resumo

Na sociedade contemporânea os media configuram-se como fundamentais nas estratégias de campanha eleitoral dos partidos políticos, assumindo-se a televisão como o meio privilegiado de acesso a informação política e formação de opinião política dos cidadãos. A construção da mensagem política dos candidatos no debate televisivo pré-eleitoral constitui o ponto de partida deste artigo, que procura sistematizar o debate televisivo entre António Costa e Pedro Passos Coelho para as legislativas de 2015, com o objetivo de demonstrar a importância dos debates televisivos na campanha eleitoral, assim como do conteúdo da mensagem política. Através da análise de conteúdo das temáticas abordadas no debate pelos dois candidatos, procura-se, de modo comparado, inferir sobre: o modo como os candidatos utilizaram o debate para vincular a sua mensagem política; que assuntos dominaram a discussão; e que diferenças apresentaram os candidatos na mensagem política que pretendiam transmitir.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

Debates televisivos e campanhas eleitorais Eleições legislativas de 2015: O debate António Costa versus Pedro Passos Coelho. (2021). Comunicação Pública, 12(22). https://doi.org/10.4000/cp.1406