O papel da comunicação interna nos processos de mudança em organizações multinacionais
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.2430Palavras-chave:
globalização e organizações, mudanças organizacionais, comunicação interna, relações públicasResumo
O mundo globalizado em que atualmente vivemos é composto por redes que se interligam, promovendo intercâmbio e mudanças a todos os níveis. Trata-se de uma realidade cada vez mais expressiva e que se repercute na vida dos indivíduos, nas organizações e na sociedade como um todo. Nas últimas décadas, assistimos a uma verdadeira avalanche de mudanças em todos os setores – vivemo-la -, exigindo que as organizações se adequem aos movimentos impostos neste contexto. Os processos de mudança exigem planeamento e projetos específicos para garantir a sua implementação, apoiados em programas de comunicação, para informar, esclarecer, consciencializar e envolver os públicos nos diferentes ambientes de trabalho.
Assim, com base numa revisão de literatura sobre o tema, este artigo foca-se nos conceitos de globalização e organização multinacional, discorre sobre as mudanças organizacionais e aborda o papel da comunicação interna como agente facilitador para informar sobre as mudanças nas organizações, tal como para as comunicar.
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