A peça Canto do Papão Lusitano de Peter Weiss - retrato e discurso crítico sobre o colonialismo português

Autores

  • Cláudia Madeira Instituto de História da Arte, IHA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, FCSH, Universidade Nova de Lisboa/CIC DIGITAL, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, FCSH, Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.1963

Palavras-chave:

Canto do Papão Lusitano, Peter Weiss, colonialismo português,, anticolonialismo, antifascismo

Resumo

A peça Canto do Papão Lusitano, de Peter Weiss, estreada a 26 de janeiro de 1967, no Scala-Teatern, em Estocolmo, constitui um dos mais importantes documentos históricos teatrais contemporâneos ao período e à propaganda política do Estado Novo, refletindo um ‘contra-discurso’ à retórica do colonialismo português. Essa importância deve-se, não ao facto de esta peça documental ter sido a única a retratar estes temas durante esse período, mas antes a ter sido uma das que conseguiram subir a palco e, a partir da Suécia, ganhar uma projeção na imprensa que não pode ser silenciada. Essa projeção, amplificada pela tradução da peça para francês e português, dotou-a de um caráter representativo da luta antifascista e anticolonialista, sendo encenada após 1967, e especialmente até 1975, como uma espécie de manifesto por diversos grupos de teatro amadores ou de estudantes portugueses exilados na Alemanha, França, Suíça, etc. Neste artigo, analisar-se-ão alguns traços e limites da imagem e do discurso criados por esta peça teatral, bem como o seu papel na atualidade, a partir do exercício da sua reencenação.

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Publicado

2021-10-11

Edição

Secção

Fotografia e Propaganda no Estado Novo Português

Como Citar

A peça Canto do Papão Lusitano de Peter Weiss - retrato e discurso crítico sobre o colonialismo português. (2021). Comunicação Pública, 12(23). https://doi.org/10.4000/cp.1963