A peça Canto do Papão Lusitano de Peter Weiss - retrato e discurso crítico sobre o colonialismo português
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.1963Palavras-chave:
Canto do Papão Lusitano, Peter Weiss, colonialismo português,, anticolonialismo, antifascismoResumo
A peça Canto do Papão Lusitano, de Peter Weiss, estreada a 26 de janeiro de 1967, no Scala-Teatern, em Estocolmo, constitui um dos mais importantes documentos históricos teatrais contemporâneos ao período e à propaganda política do Estado Novo, refletindo um ‘contra-discurso’ à retórica do colonialismo português. Essa importância deve-se, não ao facto de esta peça documental ter sido a única a retratar estes temas durante esse período, mas antes a ter sido uma das que conseguiram subir a palco e, a partir da Suécia, ganhar uma projeção na imprensa que não pode ser silenciada. Essa projeção, amplificada pela tradução da peça para francês e português, dotou-a de um caráter representativo da luta antifascista e anticolonialista, sendo encenada após 1967, e especialmente até 1975, como uma espécie de manifesto por diversos grupos de teatro amadores ou de estudantes portugueses exilados na Alemanha, França, Suíça, etc. Neste artigo, analisar-se-ão alguns traços e limites da imagem e do discurso criados por esta peça teatral, bem como o seu papel na atualidade, a partir do exercício da sua reencenação.
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