O papel estratégico da comunicação interna na transmissão dos valores de identidade e cultura da organização comOn Group
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.2946Palavras-chave:
organizações, cultura organizacional, identidade organizacional, comunicação interna, valores organizacionaisResumo
Este artigo procura perceber a importância de que se revestem os conceitos da identidade e da cultura das organizações, compreendendo também qual o papel desempenhado pela comunicação interna, quanto à sua influência e à consolidação dos valores culturais e identitários. Desta forma, realizou-se um estudo de caso à organização comOn Group, que ajudou a aferir se os colaboradores se reconhecem nos valores do grupo e se a comunicação interna desempenha um papel fulcral na transmissão desses valores culturais e identitários.
Downloads
Referências
Albert, S. & Whetten, D. A. (1985) Organizational identity. In L.L. Cummings and M.M. Staw (Eds), Research in organizational behavior. Greenwich, CT: JAI Press, 7, pp. 263-295.
Almeida, V. (2003) A Comunicação Interna na Empresa. Lisboa, Praxis.
Barrett, D. J. (2002) Change communication: using strategic employee communication to facilitate major change. Corporate communication: an international journal, 7 (4), pp. 219-231.
Bilhim, J. (2013) Teoria Organizacional – estruturas e pessoas. Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Bilhim, J. (2011) Questões actuais de gestão estratégica de recursos humanos. Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Brandão, N. G. & Portugal, M. N. (2015) A comunicação interna e o intra-empreendedorismo. In: Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Lisboa, Escolar Editora, pp. 149-175.
Brandão, N. G. (2014) A importância da comunicação interna para a motivação e participação em organizações positivas. In: Gestão de Recursos Humanos – desafios da globalização. Lisboa, Escolar Editora, pp. 361-391.
Carmo, H. & Ferreira, M. M. (2008) Metodologia da investigação – guia para auto-aprendizagem. Lisboa, Universidade Aberta.
Chong, M. (2007) the role of internal communication and training in infusing corporate values and delivering brand promise: Singapore Airlines’ experience. Corporate reputation review, 10 (3), pp. 201-212. DOI : 10.1057/palgrave.crr.1550051
comOn (2017) Disponível em: http://www.comon.pt/ [Consult. desde 12 de maio de 2017 a 1 de setembro de 2017].
comOn (2015) Step by step – the book. Disponível em: https://issuu.com/comongroup/docs/comonstepbystep - consultado desde 12 de maio de 2017 a 1 de setembro de 2017.
Curvello, J. J. A. (2012) Comunicação interna e cultura organizacional. Brasília, Casa das Musas.
Dubrin, A. J. (2012) Essentials of management. USA, South-Western Cengage Learning.
Duterme, C. (2002) A Comunicação Interna na Empresa. A abordagem de Palo Alto e a análise das organizações. Lisboa, Instituto Piaget.
Dutton, J. & Dukerich, J. (1991) Keeping an eye on the mirror: Image and identity in organizational adaptation. Academy of Management Journal, 34 (3), pp. 517–554. DOI : 10.5465/256405
Elving, W. J. L. (2005) The role of communication in organizational change. Corporate Communications: An International Journal, 10 (2), pp. 129-138.
Estivalete, V. F. B. & Andrade, T. (2012) A influência dos valores organizacionais na percepção de suporte organizacional com base na concepção dos colaboradores do setor bancário. Ram, Rev. Adm. Mackenzie, 13 (3) maio-junho, p. 214-244. DOI : 10.1590/S1678-69712012000300010
Fiol, M. C. (1991) Managing culture as a competitive resource: An identity-based view of sustainable competitive advantage. Journal of Management, 17, pp. 191–211. DOI : 10.1177/014920639101700112
Gehman, J., Treviño, L. K. & Garud, R. (2013) Values work: a process study of the emergence and performance of organizational values practices. Academy of Management Journal, 56 (1), 84–112. DOI : 10.5465/amj.2010.0628
Gibson, J. L. et al. (2012) Organizations: behavior, structure, processes. New York: McGraw-Hill.
Gil, A. C. (2008) Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, Editora Atlas S.A.
Gioia, D. A., Patvardhan, S. D., Hamilton, A. L. & Corley, K. G. (2013) Organizational identity formation and change. The academy of management annals, 7 (1), pp. 123–192. DOI : 10.5465/19416520.2013.762225
Gioia, D. A., Schultz, M. & Corley, K. G. (2000) Organizational identity, image, and adaptive instability. The academy of management review, 25 (1), pp. 63-81. DOI : 10.5465/amr.2000.2791603
Hatch, M. J., Schultz, M. & Skov, A. (2015) Organizational identity and culture in the context of managed change: transformation in the Carlsberg Group, 2009-2013. Academy of management discoveries, 1 (1), pp. 61–92.
Hatch, M. J. & Schultz, M. (2002) The dynamics of organizational identity. Human Relations, 55 (8), pp. 989-1018.
Hatch, M. J. & Schultz, M. (1997) Relations between organizational culture, identity and image. European Journal of Marketing, 31 (5/6), pp. 356-365. DOI : 10.1108/03090569710167583
He, H. & Brown, A.D. (2013) Organizational identity and organizational identification: A review of the literature and suggestions for future research. Group and Organization Management, 38 (1), pp. 3-35.
Henderson, A., Cheney, G. & Weaver, C. K. (2015) The role of employee identification and organizational identity in strategic communication and organizational issues management about genetic modification. International journal of business communication, 52 (1), pp. 12-41. DOI : 10.1177/2329488414560278
Jiang, L. & Probst, T. M. (2014) Organizational communication: A buffer in times of job insecurity?. Economic and Industrial Democracy, 35 (3), pp. 557 –579. DOI : 10.1177/0143831X13489356
Karanges, E. et al. (2015) The influence of internal communication on employee engagement: A pilot study. Public Relations Review, 41, pp.129-131. DOI : 10.1016/j.pubrev.2014.12.003
Langer, E.; Leahy (2014) What’s trending? Social media and its effects on organizational communication. UW-L Journal of Undergraduate Research XVII.
Nascimento, I. M. (2009) Identidade organizacional e comunicação interna: explorando um pouco os temas. Mediação, Belo Horizonte, 9 (9) julho-dezembro, pp. 55-65.
Nooraie, M. (2012) Factors influencing strategic decision-making processes. International journal of academic research in business and social sciences, Vol. 2 (7), pp.405-429.
Omilion-Hodges, L. M. & Baker, C. R. (2014) Everyday talk and convincing conversations: utilizing strategic internal communication. Business Horizons, 57, pp.435-445. DOI : 10.1016/j.bushor.2014.02.002
O’reilly, C. A. & Tushman, M. L. (2013) Organizational ambidexterity: past, present and future Academy of Management Perspectives (in press).
Pereira, O. G. (2004) Fundamentos de Comportamento Organizacional. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. V. (2005) Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Ravasi, D. & Schultz, M. (2006) Responding to organizational identity threats: Exploring the role of organizational culture. The Academy of Management Journal, 49 (3), pp. 433–458. DOI : 10.5465/amj.2006.21794663
Ruão, T. (2015) Identidade organizacional, gestão e simbolismo. Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Lisboa, Escolar Editora, pp. 89-130.
Thévenet, M. (1989) Cultura de empresa. Auditoria e mudança. Lisboa, Monitor.
Vaccaro, I. G. et al. (2012) management innovation and leadership: the moderating role of organizational sizejo. Journal of Management Studies, 49 (1), pp. 28-51. DOI : 10.1111/j.1467-6486.2010.00976.x
Welch, M. & Jackson, P. R. (2007) Rethinking internal communication: a stakeholder approach. Corporate Communications: An International Journal, 12 (2), pp. 177-198.
Whetten, D. A. (2006) Albert and Whetten revisited – strengthening the concept of Organizational Identity. Journal of management inquiry, 15 (3), pp. 219-234. DOI : 10.1177/1056492606291200
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.