CALL FOR PAPERS: DOSSIÊ TEMÁTICO - Sustentabilidade, Greenwashing e Comportamento do Consumidor

2025-09-09

Call for papers para Comunicação Pública n.º 40 (junho 2026)

Dossiê temático: Sustentabilidade, Greenwashing e Comportamento do Consumidor

Editores: Anna Carolina Boechat (UNIDCOM/IADE) e Nuno Tiago Cláudio Leitão Baptista (Instituto Politécnico de Leiria)

Línguas: Português; Inglês; Espanhol

DATA-LIMITE para a submissão de artigos: 2 de março de 2026

 

Resumo

O tema da sustentabilidade ambiental tornou-se parte da agenda política de muitos governos e os consumidores revelam uma preocupação crescente com o ambiente. O Greenwashing envolve a comunicação de boas práticas ambientais com o objetivo de iludir os consumidores, levando-os a acreditar que os produtos ou serviços de uma empresa são ambientalmente sustentáveis. O dossiê temático “Sustentabilidade, Greenwashing e Comportamento do Consumidor” visa explorar a prática empresarial do greenwashing a partir da perspetiva da comunicação e o impacto desta no comportamento do consumidor.

***

Descrição e enquadramento

Devido ao notável crescimento da causa ambiental no discurso político e mediático surgiram novos hábitos de compra que dão preferência a produtos identificados como "eco-friendly", "sustentáveis" ou "orgânicos". Este cenário exerceu considerável pressão sobre as empresas, tornando a sustentabilidade ambiental o principal sinal de responsabilidade social corporativa e de comportamento ético corporativo (Yu-Shan Chen et al., 2022).  As práticas de greenwashing assentam em técnicas de comunicação que têm como objetivo projetar uma determinada imagem da organização. O conceito aplica-se a empresas que não são honestas a propósito do seu impacto ambiental, refletindo um comportamento estratégico dissimulado e factício que induz os consumidores em erro (Forliano et al., 2025; Sun & Zhang, 2019).

O dossiê temático “Sustentabilidade, Greenwashing e Comportamento do Consumidor” tem como principal objetivo estimular o debate em torno das práticas comunicacionais de greenwashing bem como o impacto destas em termos do comportamento do consumidor.  O aumento de greenwashing ao longo das últimas décadas tem constituído motivo de grande preocupação. Por um lado, esta comunicação afeta os consumidores, sendo contrária a um diálogo transparente e contribuindo para a desinformação e a desconfiança quanto aos rótulos “verdes”, “biológicos”, “eco” ou “orgânicos” (Adamkiewicz et al, 2022); por outro, cria um sentido de urgência junto dos governos, que tentam reduzir esta prática através de legislação mais restritiva e punitiva (Li et al., 2023). Não menos importante, as práticas comunicacionais de greenwashing (quando descobertas) podem afetar negativamente a própria empresa, abrindo espaço para perdas irreparáveis ao nível da imagem institucional, com consequências na performance financeira (Arouri et al., 2021).

Objetivos e enfoques pretendidos

Pretende-se oferecer ao leitor um debate amplo e que toca nas mais diversas esferas da problemática do greenwashing considerada a partir da perspetiva da comunicação, mediante contributos académicos atuais e de elevada qualidade e pertinência.

 

Lista de subtemas possíveis:

Greenwashing no âmbito da comunicação estratégica corporate

  • Reputação organizacional e estratégias de mitigação após escândalos de greenwashing
  • Gestão da imagem institucional em tempos de escrutínio ambiental
  • Governança corporativa e transparência comunicacional no relato de práticas sustentáveis
  • Comunicação de sustentabilidade nos relatórios integrados e nos sites corporativos
  • O papel das lideranças e porta-vozes na legitimação de narrativas verdes

Greenwashing na comunicação estratégica mercadológica

  • Posicionamento ecológico e práticas enganosas na publicidade verde
  • Análise crítica de embalagens, rótulos e slogans com apelo sustentável
  • Greenwashing em campanhas de marketing digital e e-commerce
  • Segmentação e targeting de consumidores ambientalmente conscientes
  • Comparações entre setores (moda, alimentação, tecnologia) quanto ao uso mercadológico do discurso sustentável

Greenwashing e a comunicação da responsabilidade social corporativa (RSC)

  • Conflitos entre discurso de RSC e práticas ambientais reais das empresas
  • Comunicação da RSC em redes sociais: autenticidade vs. performance
  • A instrumentalização da sustentabilidade como ferramenta de legitimidade social
  • Métricas e indicadores de RSC vs. perceção pública das ações sustentáveis
  • ESG e greenwashing: tensões entre critérios ambientais e performance comunicacional

Greenwashing como desinformação

  • Greenwashing como fake news ambiental: análise crítica da desinformação verde
  • O papel dos fact-checkers e dos media na exposição de discursos manipulativos
  • Algoritmos, bolhas de filtro e amplificação de green claims enganosos
  • Competência mediática e literacia verde como defesas contra o greenwashing

Consumer backlash e consumerismo em resposta ao Greenwashing

  • Movimentos de boicote e cancelamento a marcas por práticas de greenwashing
  • Ativismo digital e narrativas de resistência nos comentários e hashtags
  • Efeitos do greenwashing na confiança, lealdade e intenção de recompra
  • O papel dos consumidores críticos na vigilância de empresas “verdes”
  • Consumo ético, ativismo de marca e o paradoxo da escolha sustentável

Greenwashing e o marketing de influência sob uma perspetiva “verde”

  • Influenciadores sustentáveis e o risco de greenwashing performativo
  • Parcerias pagas e transparência na promoção de produtos “eco-friendly”
  • Credibilidade e autenticidade na comunicação de influenciadores ambientais
  • Narrativas visuais e estéticas do “lifestyle verde” nas redes sociais
  • A presença de green claims em vídeos curtos (Reels, TikTok) e a sua receção

 

Referências Bibliográficas (relevantes)

Adamkiewicz, J., Kochańska, E., Adamkiewicz, I., & Łukasik, R. M. (2022). Greenwashing and sustainable fashion industry. Current Opinion in Green and Sustainable Chemistry, 38, 1–8. https://doi.org/10.1016/j.cogsc.2022.100710

Forliano, C., Battisti, E., de Bernardi, P. (2025). Mapping the greenwashing research landscape: a theoretical and field analysis. Rev Manag Sci. https://doi.org/10.1007/s11846-025-00856-3

Li, W., Li, W., Seppänen, V., & Koivumäki, T. (2023). Effects of greenwashing on financial performance: Moderation through local environmental regulation and media coverage. Business Strategy and the Environment, 32(1), 820–841. https://doi.org/10.1002/bse.3177

Sun, Z., & Zhang, W. (2019). Do government regulations prevent greenwashing? An evolutionary game analysis of heterogeneous enterprises. Journal of Cleaner Production, 231, 1489–1502. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.05.335

Yu-Shan Chen, Y.-S. C., Yu-Shan Chen, Y.-H. L., Wei-Yuan Lo, W.-Y. Lo, & Pi-Yu Lai, P.-Y. L. (2022). Sustainable trick or tactic? The influence of greenwashing on green reputation, green satisfaction and green perceived value. Corporate Management Review 42(1), 117-149. https://doi.org/10.53106/102873102022064201004

 

DATAS IMPORTANTES

Abertura da chamada de artigos: 9 de setembro 2025

Data-limite para a submissão de artigos:  2 de março de 2026

Data de publicação do número: 30 de junho 2026

Submissão dos artigos:

A submissão de artigo deve ser feita através da plataforma https://journals.ipl.pt/cpublica/index . É necessário que os autores se registem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se registado basta aceder ao sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Os artigos devem ser submetidos através do modelo pré-formatado para submissão de artigos à Comunicação Pública. Para mais informações sobre a submissão consultar Informação para Autores e Instruções para Autores.