A participação dos leitores na imprensa

uma proposta de análise às Cartas do Leitor do Jornal de Notícias

Autores

  • Fábio Fonseca Ribeiro Universidade do Minho, Centro Estudos Comunicação e Sociedade

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.646

Palavras-chave:

participação, imprensa, opinião, cartas do leitor, cidadania

Resumo

As contribuições escritas dos leitores, frequentemente conhecidas como 'cartas do leitor', conseguiram ao longo das décadas ocupar um espaço permanente na generalidade da imprensa. A partir do século XVIII, as acentuadas trocas de correspondência postal, associadas à maior facilidade na realização de viagens e ao melhor funcionamento dos correios, permitiram maiores fluxos na comunicação entre os cidadãos (Torres da Silva, 2009).
Neste artigo recuperamos esta herança histórica da imprensa para conhecer melhor as dinâmicas actuais que se constroem nestes espaços, partindo do caso específico das Cartas do Leitor, do Jornal de Notícias. Para tal, lemos todas as cartas publicadas ao longo de Fevereiro de 2012 e observámos os temas mais recorrentes, o tom da escrita, entre outros aspectos. Através de um questionário online, inquirimos 31 cidadãos que participaram neste espaço, tentando identificar possíveis perfis de leitor/participante, motivações e constrangimentos na participação. Com este trabalho pretende-se, de algum modo, alertar para a necessidade de reflectir sobre o papel dos leitores no processo de construção do discurso mediático, compreendendo que lugar lhes reservam os jornais na actualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Da Silva, M. (2009) As cartas dos leitores na imprensa portuguesa: uma forma de comunicação e debate do público, tese de doutoramento, Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.

Dahlgren, P. (2006) ‘Civic participation and practices: ‘Beyond deliberative democracy’’, in Carpentier et al. (eds) Researching media, democracy and participation [http://eprints.lse.ac.uk/3309/2/Researching_media%2C_democracy_and_participation.pdf, acedido em 15-05-2011] Tartu: Tartu University Press, 23-34.

Fleming, K. & Steffens, B. (2009) Understanding readers of local newspapers and editorial journalism in small communities, Comunicação apresentada na Conferência da ICA (International Communication Association), em Chicago, 21-25 de maio de 2009, disponível em [https://www.rjionline.org/sites/default/files/local_newspaper_editorial_2009_ica_rji.pdf]

Fredin, E. S., Kosicki, G. M., & Becker, L. B. (1996).Cognitive strategies for media use during a presidential campaign. Political Communication, 13, 23-42. DOI : 10.1080/10584609.1996.9963093

Kosicki, G. M., & McLeod, J. M. (1990) Learning from political news: Effects of media images and information-processing strategies. In S. Kraus (Ed.), Mass communication and political information processing. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, pp. 69-83.

Kraus, Karl (1993) La literature démolie, Paris: Éditions Payot & Rivages [1897]

Oliveira, M. (2007) Metajornalismo… ou quando o jornalismo é sujeito do próprio discurso, Tese de doutoramento, Braga: Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Padilla, M. et al. (2007) Approaches to participation: some neglected issues [Online], 5ª Conferência Critical Management Studies, [http://www.mngt.waikato.ac.nz/ejrot/cmsconference/2007/abstracts/theopenstream/abstract_padilla.pdf, acedidoem 02/05/2009].

Park, R. (1923) The natural history of newspaper, The American Journal of Sociology, vol. XXIX, nº 3, pp. 273-289. DOI : 10.1086/213596

Reader, B., Stempel, G. H., & Daniel, D. K. (2004) Age, wealth, education predict letters to the editor. Newspaper Research Journal, 25 (4), pp. 55-66. DOI : 10.1177/073953290402500406

Ribeiro, F. (2013) A participação dos cidadãos nos media nacionais: estímulos e estrangeiros. Tese de doutoramento, Braga, Instituto de Ciências Socias, Universidade do Minho.

Santos, L. (2012) Journalism in transition: a study of change at Jornal de Notícias' online newsroom, tese de doutoramento, Braga: Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Wahl-Jorgensen, K. (2006) Letters to the editor in local and regional newspapers: Giving voice to the reader in B. Franklin (ed.), Local journalism and local media: Making the local news. Londres: Routledge, pp. 231-241.

Wolton, D. (2003) Internet, e depois? Uma teoria crítica das novas mídias, Porto Alegre: Sulina.

Downloads

Publicado

2022-01-21

Como Citar

A participação dos leitores na imprensa: uma proposta de análise às Cartas do Leitor do Jornal de Notícias. (2022). Comunicação Pública, 9(15). https://doi.org/10.4000/cp.646