Da comunicação popular

Autores

  • Lucília José Justino Escola Superior de Comunicação Social (IPL)

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.476

Palavras-chave:

cultura, religião, comunicação, folkcomunicação, internet

Resumo

As manifestações públicas de cultura popular têm sido abordadas por diferentes áreas do conhecimento (antropologia, sociologia, história, etnografia e outras), mas as ciências da comunicação têm-lhes dado relativamente menos atenção. Do estudo de festas populares, sobretudo na investigação literária da sua matriz religiosa, passámos à investigação e à análise dos processos comunicacionais destas manifestações. O encontro com uma nova área das ciências da comunicação, a folkcomunicação, foi decisivo para a opção por paradigmas e instrumentos de análise que nos têm apoiado na investigação em curso sobre comunicação popular.
Este texto tem como principal objectivo apresentar a origem e a evolução desta teoria comunicacional, Folkcomunicação, teoria inspirada na Escola de Chicago. Trata-se de um artigo teórico/conceptual, resultado de pesquisa bibliográfica e análise do Estado da Arte em relação à cultura popular e à folkcomunicação.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Da comunicação popular. (2021). Comunicação Pública, 8(13). https://doi.org/10.4000/cp.476