Serviço público de média e inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.975

Palavras-chave:

Serviço Público de Média, Radiodifusão Pública. , Comunicação Pública, Inovação

Resumo

Refletir analiticamente sobre os Serviços Públicos de Média a partir da perspetiva do campo multidimensional da inovação é o principal objetivo deste Dossiê. A inovação de que falamos é aquela que deve ser percebida como um “fenómeno social” por englobar não apenas questões “tecnológicas”, mas também “simbólicas” (Rossetti, 2013). Portanto, interessa-nos compreender como os Serviços Públicos de Média, em diversos territórios, estão a inovar, podem/devem inovar ou enfrentam desafios para inovar (na programação, gestão, participação social, financiamento, regulação), sobretudo num contexto político-económico e sociocultural em que fenómenos como a desinformação, os discursos de ódio e os diversos populismos são cada vez mais presentes, especialmente no ambiente mediático sociodigital, e colocam sob tensão a sociedade, a cidadania, a democracia e a vida.

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Biografias do Autor

  • Elton Bruno Pinheiro, Universidade do Minho

    Investigador Integrado e Professor de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (UM). Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Comunicação e Sociedade, pela UnB. Pós-doutorado em Ciências da Comunicação, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS / UM). Mestrado em Comunicação e Culturas Mediáticas Audiovisuais e Bacharelado em Comunicação Social, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estuda Serviços Públicos de Média, Jornalismo e Som, em suas relações com a qualidade da informação, a literacia mediática e a inovação.

  • Luís António Santos, Universidade do Minho

    Professor Associado de Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. É doutorado em Ciência da Comunicação pela UM e tem um mestrado em Política Internacional, pela School of Oriental and African Studies (SOAS) – Universidade de Londres. Foi jornalista durante mais de uma década, tendo trabalhado para meios de Imprensa, Rádio e Televisão. Tem um interesse nas mudanças que ocorrem no jornalismo, nos formatos que ajudam a repensá-lo e nas arquitecturas de regulação dos novos espaços informativos. É membro eleito do Conselho Geral da Universidade do Minho e diretor adjunto do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

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Publicado

2025-12-15

Edição

Secção

Dossiê temático: Serviço Público de Média e Inovação

Como Citar

Serviço público de média e inovação. (2025). Comunicação Pública, 20(39). https://doi.org/10.34629/cpublica.975