Opinião e argumentação na esfera pública digital

em busca da controvérsia nas malhas que as redes tecem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica_897

Palavras-chave:

Rede Social X, Comentadores, Discussão

Resumo

Neste texto questiona-se a existência de discussão e discordância de ideias nas plataformas de média sociais, particularmente na plataforma X. O panorama atual, tão contaminado por desinformação e discursos extremistas (agudizando-se a contestação às Big Tech e o abandono de algumas plataformas digitais), sugere que convoquemos contributos teóricos que remetam para o desencanto com as TIC e para a perda de racionalidade na esfera digital. É na direção desta última que também nos conduzem os resultados da pesquisa que se apresenta, através da qual se pretendeu indagar se quem participa nos programas de debate e comentário político dos canais de televisão também discute, entre si, na rede social X (por ora ainda a mais direcionada para a discussão de temas políticos). Para tal, analisaram-se as publicações das contas de dez utilizadores desta plataforma durante o último quadrimestre de 2023.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antónia do Carmo Barriga, UBI

    Doutora em Sociologia (especialidade Sociologia da Comunicação, da Cultura e da Educação), mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, e licenciada em Sociologia, pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. 
    É Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigadora integrada no CIES-UBI. Tem investigado na área de sociologia da comunicação, em particular: a opinião publicada e as relações entre o sistema mediático e o sistema político; discurso político nos novos média; arquitetura, utilização dos média sociais e transformações na esfera pública.

Referências

Albrecht, S. (2006). Whose voice is heard in online deliberation? A study of participation and

representation in political debates on the Internet. Information, Communication & Society, 9(1), 62–82.

Barriga, A. C. (2007). Media, política e opinião: Uma tríade complexa — Uma abordagem à opinião publicada em Portugal. [Tese de doutoramento]. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Barriga, A. C. (2015). O debate político nas contra esferas públicas: Como se discute em 140 carateres. Media & Jornalismo, Número Especial, 111–126.

Barriga, A. C. (2017). Sobre a ausência de pluralismo nos media: Como observar a invisibilidade do debate político nos novos media? In A. Moreira, E. Araújo, & H. Sousa (Eds.), Comunicação e política: Tempos, contextos e desafios (pp. 21–43).

Barros, J. L. (2021). O Jornalismo Político Republicano Radical — O Mundo, 1900–1907. Ed. Instituto Politécnico de Lisboa.

Beckett, L., Bhuiyan, J., Clayton, A., & Paul, K. (2023, julho 8). Twitter is dead, long live Threads: Journalists write eulogies for the platform. The Guardian. https://www.theguardian.com/technology/2023/jul/08/twitter-demise-journalists-eulogy-threads-app-elon-musk

Benkler, Y. (2006). The wealth of networks: How social production transforms markets and freedom. Yale University Press.

Bjola, C., & Papadakis, K. (2020). Digital propaganda, counterpublics and the disruption of the public sphere: The Finnish approach to building digital resilience. Cambridge Review of International Affairs, 33(1), 1–29. https://doi.org/10.1080/09557571.2019.1704221

Boeder, P. (2005). Habermas’ heritage: The future of the public sphere in the networked society. First Monday, 10(9). https://doi.org/10.5210/fm.v10i9.1280

Breynner, J. (2014, junho 11). Can Twitter survive in a Facebook world? The key is being different. Pew Research Center. http://www.pewresearch.org/fact-tank/2014/06/11/can-twitter-survive-in-a-facebook-world-the-key-is-being-different/

Carlin, D., Schill, D., Levasseus, D., & King, A. (2005). The post-9/11 public sphere: citizen talk about the 2004 presidential debates. Rhetoric and Public Affairs, 8(4), 617–638.

Castells, M. (2001). The internet galaxy: Reflections on the internet, business and society.

Oxford University Press.

Chadwick, A. (2006). Internet politics: States, citizens, and new communication technologies. University Press.

Chadwick, A. (2013). The hybrid media system: Politics and power. Oxford University Press.

Dahlberg, L. (2001). The Internet and democratic discourse: exploring the prospects of online

deliberative forums extending the public sphere. Information, Communication & Society, 4, 615–633.

Dahlgren, P. (2000). L’espace public et l’internet. Structure, espace et communication. Réseaux,

(100), 157–186.

Dahlgren, P. (2005). The Internet, public spheres, and political communication: dispersion and

deliberation. Political Communication, 22(2), 147–162.

Dixit, P. (2023, outubro 27). Twitter takeover: how a year of Elon Musk rendered the platform

useless. The Guardian. https://www.theguardian.com/technology/2023/oct/27/elon-musk-twitter-x-one-year-anniversary

Fragoso, S., Recuero, R., & Amaral, A. (2011). Métodos de pesquisa para internet. Sulina.

Fuchs, C. (2014). Social Media: A critical introduction. Sage Publications Ltd.

Goffman, E. (1959). The presentation of self in everyday life. Edinburgh University of Edinburgh:

Social Sciences Research Centre. http://cdclv.unlv.edu/ega

Habermas, J. (1984). The theory of communicative action. Beacon Press.

Habermas, J. (2023). A new structural transformation of the public sphere and deliberative politics. John Wiley and Sons Ltd.

Hickey D., Fessler, D. M. T., Lerman, K., & Burghardt, K. (2025). X under Musk’s leadership: Substantial hate and no reduction in inauthentic activity. PLoS ONE, 20(2), artigo e0313293. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0313293

Hindman, M. (2009). The myth of digital democracy. Princeton University Press.

Hjarvard, S. (2018). Public service in the age of social network media. In G. F. Lowe, H. Van den

Bulck, & K. Donders (Eds.), Public service media in the networked society (pp. 59–74). Nordicom.

Jensen, J. L. (2013). Political participation online: The replacement and the mobilisation

hypotheses revisited. https://doi.org/10.1111/1467-9477.12008

Kellner, D. (1999). Globalisation from below? Toward a radical democratic technopolitics. Angelaki, Journal of the Theoretical Humanities, 4(2), 101–113.

Kozinets, R. V. (2007). Netnography 2.0. In R. W. Belk (Ed.), Handbook of qualitative research methods in marketing. Edward Elgar Publishing Limited, 129–142.

Kwak, N., Williams, A. E., Wang, X., & Lee, H. (2005). Talking politics and engaging politics:

An examination of the interactive relationships between structural features of political talk and discussion engagement. Communication Research, 32(1), 87–111.

Larsson, A. O., & Moe, H. (2011). Studying political microblogging: Twitter users in the 2010

Swedish election campaign. New Media & Society, 13, 1180–1197.

Lévy, P. (2002). Cyberdémocratie. Éditions Odile Jacob.

Mahlouly, D. (2013). Rethinking the public sphere in a digital environment: similarities between

the eighteenth and the twenty-first centuries. ESharp, 20(6), 1–21.

Moore, R. (1999). Democracy and cyberspace. In B. Hague & B. Loader (Eds.), Digital

democracy: Discourse and decision making in the Information Age (pp. 101–113). Routledge.

Morton, H. (2001). Computer-mediated communication in Australian anthropology and

sociology. Social Analysis Journal of Cultural and Social Practices, 45, 3–11.

Noveck, B. (1999). Transparent space: Law, technology and deliberative democracy in the

information society. In C. Kratx (Ed.), Cultural values. Blackwell.

Papacharissi, Z. (2002). The virtual sphere: The Internet as a public sphere. New Media &

Society, 4, 9–27.

Peixinho, A., & Dias, L. (2018). The intellectual, the artist and the masses in Portuguese culture

at the end of the century. Estudos do Século XX — Revista do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, 18. https://doi.org/10.14195/1647-8622_18_7

Pickard, V. W. (2006). Assessing the radical democracy of indymedia: discursive, technical, and

institutional constructions. Critical Studies in Media Communication, 23(1), 19–38.

Quelle D., & Bovet, A. (2025). Bluesky: Network topology, polarization, and algorithmic curation. PLoS ONE, 20(2), artigo e0318034. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0318034

Ramada Curto, D. (2018, fevereiro 4). Polémicas à portuguesa. Expresso. https://expresso.pt/cultura/2018-02-04-Polemicas-a-portuguesa

Schäfer, M. S. (2016). Digital public sphere. In G. Mazzoleni (Ed.), The International

Encyclopedia of Political Communication: https://doi.org/10.1002/9781118541555.wbiepc087

Simmel, G. (2006). Questões fundamentais de Sociologia: indivíduo e sociedade. Zahar.

Slevin, J. (2000). The Internet and society. Polity Press.

Törnberg, P., & Chueri, J. (2025). When do parties lie? Misinformation and radical-right

populism across 26 countries. The International Journal of Press/Politics. https://doi.org/10.1177/19401612241311886

Trenz, H-J., Heft, A., & Vaughan, M. (2021). Resilience of public spheres in a global health

crisis. Javnost — The Public, 28(2), 111–128 https://doi.org/10.1080/13183222.2021.1919385

Warnick, B. (2007). Rhetoric online: Persuasion and politics on the World Wide Web. Peter

Lang Inc., International Academic Publishers.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Opinião e argumentação na esfera pública digital: em busca da controvérsia nas malhas que as redes tecem. (2025). Comunicação Pública, 20(39). https://doi.org/10.34629/cpublica_897