Pensar os media e o jornalismo a partir de O quarto equívoco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.807

Palavras-chave:

media, jornalismo, O quarto equívoco, Mário Mesquita

Resumo

No ano em que o livro de referência de Mário Mesquita (1950-2022), O quarto equívoco – O poder dos media na sociedade contemporânea (MinervaCoimbra, 2003), completa duas décadas de existência, este dossiê da revista Comunicação Pública reúne estudos que incidem sobre a transversalidade dos temas abordados na obra. Tendo como objetivos principais incentivar a continuidade da problematização e discussão pública de questões para as quais Mário Mesquita deu um contributo fundamental, este número especial revela como o seu pensamento e trabalho de investigador se mantêm atuais e continuam a abrir inúmeras hipóteses de estudo sobre os media e o jornalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Pedro Marques Gomes, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL)

    Doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH), mestre e licenciado em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL). É professor adjunto convidado na ESCS-IPL e professor auxiliar convidado na NOVA-FCSH.  É investigador do HTC – História, Territórios e Comunidades da NOVA-FCSH. Publicou, entre outros, os livros Os saneamentos políticos no Diário de Notícias no Verão Quente de 1975 (Alêtheia, 2014) e A imprensa na Revolução: Os novos jornais e as lutas políticas de 1975 (Imprensa Nacional, 2021).

  • Fátima Lopes Cardoso, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL)

    Doutorada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH), mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS-IPL). É professora adjunta na ESCS-IPL, onde coordena a licenciatura em Jornalismo, e investigadora do ICNOVA-Instituto de Comunicação da Nova. Publicou os livros A fotografia documental na imprensa portuguesa: O real e o verosímil (IPL, 2022), Jornalistas-Escritores: A necessidade da palavra (MinervaCoimbra, 2012) e, entre outros, O jornalismo visual em Portugal: Contributos para uma História (IPL, 2022), em coautoria. Além da docência e da investigação, é jornalista desde maio de 1997. 

Referências

Blumler J.G. & Gurevitch M. (1995). The crisis of public communication. Routledge.

Campbell, A., Converse, P. E., Miller, W.E. & Stokes, D.E. (1960). The American voter. Wiley.

Judt, T. (2011). Um tratado sobre os nossos actuais descontentamentos. Edições 70.

Katz, E. & Dayan, D. (2021). Revisiting media events: A preface. In C. Rilley et al. (Coord.), A liberdade por princípio: Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita. Tinta-da-china.

Lazarsfeld, P.F., Berelson, B. & Gaudet, H. (1944). The People’s choice: How the voter makes up his mind in a presidential campaign. Columbia University Press.

Lits, M. (2008). Les composants essentiels du récti. In Du récit au récit médiatique (pp. 113-184). DeBroeck.

Mesquita, M. (1973). Portugal sem Salazar. Assírio & Alvim.

Mesquita, M. (2003). O quarto equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea. MinervaCoimbra.

Peixinho, A. T. (2021). As figuras das notícias: pessoas ou personagens. In C. G. Riley et al. (Coords.). A Liberdade por Princípio. Estudos e Testemunhos em Homenagem a Mário Mesquita (pp. 193-204). Tinta da China.

Reis, C. (2015). Pessoas de Livro: estudos sobre personagem. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Sousa, H. (2005). Recensão crítica a O quarto equívoco. Comunicação e Sociedade, 7, 255-258.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: O jornalismo na sociedade contemporânea: 20 anos de O Quarto Equívoco

Como Citar

Pensar os media e o jornalismo a partir de O quarto equívoco. (2023). Comunicação Pública, 18(35). https://doi.org/10.34629/cpublica.807