Pensar os media e o jornalismo a partir de O quarto equívoco
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.807Palavras-chave:
media, jornalismo, O quarto equívoco, Mário MesquitaResumo
No ano em que o livro de referência de Mário Mesquita (1950-2022), O quarto equívoco – O poder dos media na sociedade contemporânea (MinervaCoimbra, 2003), completa duas décadas de existência, este dossiê da revista Comunicação Pública reúne estudos que incidem sobre a transversalidade dos temas abordados na obra. Tendo como objetivos principais incentivar a continuidade da problematização e discussão pública de questões para as quais Mário Mesquita deu um contributo fundamental, este número especial revela como o seu pensamento e trabalho de investigador se mantêm atuais e continuam a abrir inúmeras hipóteses de estudo sobre os media e o jornalismo.
Downloads
Referências
Blumler J.G. & Gurevitch M. (1995). The crisis of public communication. Routledge.
Campbell, A., Converse, P. E., Miller, W.E. & Stokes, D.E. (1960). The American voter. Wiley.
Judt, T. (2011). Um tratado sobre os nossos actuais descontentamentos. Edições 70.
Katz, E. & Dayan, D. (2021). Revisiting media events: A preface. In C. Rilley et al. (Coord.), A liberdade por princípio: Estudos e testemunhos em homenagem a Mário Mesquita. Tinta-da-china.
Lazarsfeld, P.F., Berelson, B. & Gaudet, H. (1944). The People’s choice: How the voter makes up his mind in a presidential campaign. Columbia University Press.
Lits, M. (2008). Les composants essentiels du récti. In Du récit au récit médiatique (pp. 113-184). DeBroeck.
Mesquita, M. (1973). Portugal sem Salazar. Assírio & Alvim.
Mesquita, M. (2003). O quarto equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea. MinervaCoimbra.
Peixinho, A. T. (2021). As figuras das notícias: pessoas ou personagens. In C. G. Riley et al. (Coords.). A Liberdade por Princípio. Estudos e Testemunhos em Homenagem a Mário Mesquita (pp. 193-204). Tinta da China.
Reis, C. (2015). Pessoas de Livro: estudos sobre personagem. Imprensa da Universidade de Coimbra.
Sousa, H. (2005). Recensão crítica a O quarto equívoco. Comunicação e Sociedade, 7, 255-258.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.