Pensamento crítico aplicado às literacias mediáticas e digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.515

Palavras-chave:

digital, literacia, literacia mediática, media, pensamento crítico

Resumo

Quais são os benefícios do pensamento crítico para a prática diária de consumo de conteúdos mediáticos? Quais são os critérios de qualidade da informação nos media e redes sociais? O pensamento crítico é um processo mental cuidadoso e perspicaz de análise e avaliação. Nos usos e influências dos media, é a capacidade de compreender conotações, argumentos ideológicos e pressupostos implícitos que muitas vezes são informações falsas ou persuasivas. Este texto é uma perspetiva sociológica sobre a relação entre o pensamento crítico e as literacias mediáticas e digitas. Com base numa abordagem teórica e conceptual, suportada por uma pesquisa bibliográfica, defende-se a atitude crítica como ferramenta de literacia mediática. O objetivo é caracterizar o pensamento crítico, relacioná-lo com a literacia mediática e destacar a crítica como ferramenta contra a desinformação na esfera pública (digital).

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Biografia do Autor

  • Paulo M. Barroso, Instituto Politécnico de Viseu

    Professor no Departamento de Comunicação e Artes, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu, e investigador integrado no ICNOVA.

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Publicado

2022-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Como Citar

Pensamento crítico aplicado às literacias mediáticas e digitais. (2022). Comunicação Pública, 17(33). https://doi.org/10.34629/cpublica.515