Como hashtags no Instagram podem ser utilizadas estrategicamente na política:
uma análise da #mulheresnapolitica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.510Palavras-chave:
Instagram, comunicação política, hashtag, gêneroResumo
Atualmente nas redes sociais a hashtag #mulheresnapolitica busca aumentar a atenção para o tema. As mídias sociais são cada vez mais importantes para o populismo, portanto, este artigo foca no Instagram, a mídia social com maior crescimento em 2018 e descreve como a #mulheresnapolitica é utilizada no Instagram no Brasil e como ela pode contribuir para o cenário populista no país.
A necessidade de abordar esse tema foi motivada pelo atual cenário social e político do Brasil, que carece de real antagonismo, como aponta Chantal Mouffe, com alta polarização. Para esta análise foram consideradas 259 publicações, que utilizam a #mulheresnapolitica durante o mês de outubro de 2019, um ano antes das eleições municipais do país. A novidade aqui é desejada na combinação de gênero, com populismo no contexto do Instagram. O artigo analisa o Instagram como uma rede social em ascensão para a política e explica porque as hashtags são importantes de serem analisadas também nesta rede social e os desafios apresentados para pesquisa acadêmica nesta mídia.
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