Como hashtags no Instagram podem ser utilizadas estrategicamente na política:

uma análise da #mulheresnapolitica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.510

Palavras-chave:

Instagram, comunicação política, hashtag, gênero

Resumo

Atualmente nas redes sociais a hashtag #mulheresnapolitica busca aumentar a atenção para o tema. As mídias sociais são cada vez mais importantes para o populismo, portanto, este artigo foca no Instagram, a mídia social com maior crescimento em 2018 e descreve como a #mulheresnapolitica é utilizada no Instagram no Brasil e como ela pode contribuir para o cenário populista no país.

A necessidade de abordar esse tema foi motivada pelo atual cenário social e político do Brasil, que carece de real antagonismo, como aponta Chantal Mouffe, com alta polarização. Para esta análise foram consideradas 259 publicações, que utilizam a #mulheresnapolitica durante o mês de outubro de 2019, um ano antes das eleições municipais do país. A novidade aqui é desejada na combinação de gênero, com populismo no contexto do Instagram. O artigo analisa o Instagram como uma rede social em ascensão para a política e explica porque as hashtags são importantes de serem analisadas também nesta rede social e os desafios apresentados para pesquisa acadêmica nesta mídia.

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Biografias do Autor

  • Anna Catharina Vale, Faculdade de Ciências Humanas, Católica de Lisboa

    PhD Candidate, researching populist communications and the relation between social media and voters in Brazil. Faculty of Human Science of Católica Portuguesa, in Portugal. Senior consultant in political and
    stratigical communications in Brazil, field of expertise: social media, politics, international cooperation, sustainable development, climate change and gender.

  • Vitória Sousa, Universidade de Brasília

    Coordinator of the Dissemination component of the ProQR project, she performed activities as a Communication and Digital Processes advisor at Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH and as a communication assistant at the International Organization for Migration (IOM), the UN agency for migration. In the advertising area, she had experience in the graphic production department and as a commercial service at Jornal A Redação. She graduated in Social Communication with qualification in Advertising from the University of Brasília (UnB).

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Publicado

2022-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Literacia Mediática: estratégias para fortalecer a cidadania e a democracia

Como Citar

Como hashtags no Instagram podem ser utilizadas estrategicamente na política:: uma análise da #mulheresnapolitica no Brasil. (2022). Comunicação Pública, 17(33). https://doi.org/10.34629/cpublica.510