Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal

Autores

  • Patrícia Rodrigues Faculdade Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Psicologia Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11347

Palavras-chave:

legibilidade, doença periodontal, internet, literacia digital em saúde, literacia em saúde

Resumo

Nos últimos anos, o número de utilizadores da Internet aumentou consideravelmente. Em 2020, existem 4,54 milhares de milhões de utilizadores da Internet em todo o mundo, e, desses, 8,5 milhões são portugueses.
Para os utilizadores, a Internet é a segunda fonte de informação válida após aquela que é obtida através dos profissionais de saúde. Deste modo, é necessário adaptar os websites a todos os indivíduos, nomeadamente, àqueles com baixos níveis de literacia.
Os objetivos deste estudo foram avaliar a legibilidade – quão fácil é a leitura de um texto – e a adequação dos materiais dos websites orientados para o paciente sobre a doença periodontal.
Os recursos online devem estar escritos entre o terceiro e o sétimo nível de escolaridade dos EUA, que são equivalentes a indivíduos com 7-8 anos e 11-12 anos, nomeadamente. A escala Flesch-Kincaid Grade Level, que avalia a legibilidade, apresentou um valor bastante superior ao recomendado para a legibilidade dos websites.
A escala Suitability Assessment of Materials, que avalia a adequação dos materiais, revelou que uma minoria dos websites foi considerada superior.
Ademais, quase metade dos websites avaliados neste estudo falhou na inclusão de imagens para apoiarem o texto escrito, e apenas uma minoria incluía vídeos.
Conclui-se que os websites estão escritos num nível superior ao que os indivíduos conseguem compreender e, consequentemente, exigem níveis de literacia em saúde elevados. É necessária uma maior adequação dos mesmos, de forma a aumentar a capacitação dos pacientes e a sua adesão ao plano de tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Patrícia Rodrigues, Faculdade Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Psicologia Aplicada

Nascida em Lisboa em 1995. Licenciou-se em Higiene Oral em 2016, pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, e foi distinguida com o prémio de melhor aluno do seu curso. Iniciou a sua atividade profissional como higienista oral no final de 2016, numa clínica privada de Ortodontia. Paralelamente à sua profissão, frequentou a primeira pós-graduação em Literacia em Saúde no ano de 2017 no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. No ano de 2019 mudou-se para a cidade do Porto, onde concilia a sua prática clínica com o interesse em literacia em saúde.

Faculdade Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
Instituto Superior Psicologia Aplicada
Cidade Universitária,
R. Profª. Teresa Ambrósio
1600-277 Lisboa

Referências

ACS International School Hillingdon. (2020). Year/Grade placement. Disponível em: https://www.acs-schools.com/hillingdon/admissions/year-grade-placement [Acedido em julho 22, 2020].

Almeida, C. V. (2019). Modelo de comunicação em saúde ACP: As competências de comunicação no cerne de uma literacia em saúde transversal, holística e prática. In C. Lopes & C. V. Almeida (Coords.), Literacia em saúde na prática (pp. 43-52). Lisboa: ISPA.

Bizzi, I., Ghezzi, P., & Paudyal, P. (2016). Health information quality of websites on periodontology. Journal of Clinical Periodontology, 44(3), 308-314. doi: 10.5195/jmla.2018.262

Catan, G., Espanha, R., Veloso Mendes, R., Toren, O., & Chinitz, D. (2015). The impact of eHealth and mHealth on doctor behavior and patient involvement: An Israeli and Portuguese comparative approach. Studies in Health Technology and Informatics, 210, 813-817. doi: 10.3233/978-1-61499-512-8-813

Chapman, L., Brooks, C., Lawson, J., Russell, C., & Adams, J. (2017). Accessibility of online self-management support websites for people with osteoarthritis: A text content analysis. Chronic Illness, 15(1), 27-40. https://doi.org/10.1177/1742395317746471

Chestnutt, I. G., & Reynolds, K. (2006). Perceptions of how the internet has impacted on dentistry. British Dental Journal, 200(3), 161-165. doi: 10.1038/sj.bdj.4813195

David, R., Hansberry, D. R., John, A., John, E., Agarwal, N., Gonzalez, S. F., & Baker, S. R. (2014). A critical review of the readability of online patient education resources from RadiologyInfo.Org. American Journal of Roentgenology, 202(3), 566-575. doi: 10.2214/AJR.13.11223

Devine, T., Broderick, J., Harris, L. M., Wu, H., & Hilfiker, S. W. (2016). Making quality health websites a national public health priority: Toward quality standards. Journal of Medical Internet Research, 18(8), e211. doi: 10.2196/jmir.5999

Doak, C. C., Doak, L. G., & Root, J. H. (1996). Assessing suitability of materials. In C. C. Doak, L. G. Doak & J. H. Root (Eds.), Teaching patients with low literacy skills (2nd ed., pp. 41-59). Philadelphia: J. B. Lippincott.

Edmunds, M. R., Barry, R. J., & Denniston, A. K. (2013). Readability assessment of online ophthalmic patient information. Journal of the American Medical Association Ophthalmology, 131(12), 1610–1616. doi: 10.1001/jamaophthalmol.2013.5521

Grabeel, K.L., Russomanno, J., Oelschlegel, S., Tester, E., & Heidel, R.E. (2018). Computerized versus hand-scored health literacy tools: A comparison of Simple Measure of Gobbledygook (SMOG) and Flesch-Kincaid in printed patient education materials. Journal of the Medical Library Association, 106(1), 38-45. doi: 10.5195/jmla.2018.262

Henna, K., & Bo, X. (2017). Health literacy in the eHealth era: A systematic review of the literature. Patient Education and Counseling, 100(6), 1073-1082. doi: 10.1016/j.pec.2017.01.015

Holtzman, J. S, Atchison, K. A., Macek, M. D., Markovic, D. (2017). Oral health literacy and measures of periodontal disease. Journal of Periodontology, 88(1), 78-88. https://doi.org/10.1902/jop.2016.160203

INE (2019). Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias 2019. Disponível em: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=354447153&DESTAQUESmodo=2.

Jayaratne, Y. S. N., Anderson, N. K., & Zwahlen, R. A. (2014). Readability of websites containing information on dental implants. Clinical Oral Implants Research, 25(12), 1319-1324. https://doi.org/10.1111/clr.12285

Kemp, S. (2020). Digital in 2020. We are social. Disponível em: https://wearesocial.com/digital-2020 [Acedido em julho 22, 2020]

Meppelink, C. S., Van Weert, J. C. M., Brosius, A., & Smit, E. G. (2017). Dutch health websites and their ability to inform people with low health literacy. Patient Education and Counseling, 100(11), 2012-2019. doi: 10.1016/j.pec.2017.06.012

Morony, S., Flynn, M., McCaffery, K. J., Jansen, J., & Webster, A. C. (2015). Readability of written materials for CKD patients: A systematic review. American Journal of Kidney Diseases, 65(6), 842-850. https://doi.org/10.1053/j.ajkd.2014.11.025

Nazir, M. A. (2017). Prevalence of periodontal disease, its association with systemic diseases and prevention. International Journal of Health Sciences, 11(2), 72–80.

Norman, C. D. & Skinner, H. A. (2007). eHEALS: The eHealth Literacy Scale. Journal of Medical Internet Research, 8(4), e27. doi: 10.2196/jmir.8.4.e27.

DOI : 10.2196/jmir.8.4.e27

Patthi, B., Kumar, J. K., Singla, A., Gupta, R., Prasad, M., Ali, I., Dhama, K., & Niraj, L. (2017). Global search trends of oral problems using Google Trends from 2004 to 2016: An exploratory analysis. Journal of Clinical and Diagnostic Research, 11(9), ZC12–ZC16. doi: 10.7860/JCDR/2017/26658.10564

Roberts, H., Zhang, D., & Dyer, G. S. M. (2016). The readability of AAOS patient education materials: Evaluating the progress since 2008. Journal of Bone and Joint Surgery, 98(17), e70. doi: 10.2106/JBJS.15.00658

Schwendicke, F., Stange, J., Stange, C., & Graetz, C. (2017). German dentists’ websites on periodontitis have low quality of information. BMC Medical Informatics and Decision Making, 17(1), 114. https://doi.org/10.1186/s12911-017-0511-8

Seçkin, G., Yeatts, D., Hughes, S., Hudson, C., & Bell, V. (2016). Being an informed consumer of health information and assessment of electronic health literacy in a national sample of internet users: Validity and reliability of the e-HLS instrument. Journal of Medical Internet Research, 18(7), e161. doi: 10.2196/jmir.5496

Shafi, A., Dewar, A., Cowan, C., Sood, V., Brennan P. A., & Hislop, S. (2014). Use of the Internet by patients attending hospital for oral and maxillofacial procedures. British Journal of Oral and Maxillofacial Surgery, 52(1), 48-53. https://doi.org/10.1016/j.bjoms.2013.06.006

Sørensen, K., Van den Broucke, S., Fullam, J., Gerardine Doyle, G., Pelikan, J., Slonska, Z., & Brand, H. (2012). Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, 12(80). https://doi.org/10.1186/1471-2458-12-80

Tieu, L., Schillinger, D., Sarkar, U., Hoskote, M., Hahn, K. J., Ratanawongsa, N., Ralston, J. D., & Lyles, C. R. (2016). Online patient websites for electronic health record access among vulnerable populations: Portals to nowhere? Journal of Medical Informatics Association Advanced Access, 24(e1), e47–e54. https://doi.org/10.1093/jamia/ocw098

Weiss, B. D., Schwartzberg, J. G., Davis, T. C., Parker, R. M., Williams, M. V., & Wang, C. C. (2003). Creating and using patient-friendly written materials. In B. D. Weiss (Ed.), Health literacy: A manual for clinicians (pp. 31-36). Chicago: American Medical Association Foundation & American Medical Association.

Wiener, R. C., & Wiener-Pla, R. (2014). Literacy, pregnancy and potential oral health changes: The internet and readability levels. Maternal and child health journal, 18(3), 657–662. doi: 10.1007/s10995-013-1290-1

Williams, A. M., Muir, K. W., & Rosdahl, J. A. (2016). Readability of patient education materials in ophthalmology: a single-institution study and systematic review. BioMed Central Ophthalmology, 3(16), 133. https://doi.org/10.1186/s12886-016-0315-0

World Health Organization (2013). European health literacy survey. In l. Kickbusch, J. M. Pelikan, F. Apfel & A. D. Tsouros (Eds.), Health literacy: The solid facts (pp. 4-5). Copenhagen: World Health Organization.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Rodrigues, P. (2021). Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal. Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11347

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Comunicar a saúde: fundamentos e práticas para uma melhor saúde