Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal

Autores

  • Patrícia Rodrigues Faculdade Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Psicologia Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.11347

Palavras-chave:

legibilidade, doença periodontal, internet, literacia digital em saúde, literacia em saúde

Resumo

Nos últimos anos, o número de utilizadores da Internet aumentou consideravelmente. Em 2020, existem 4,54 milhares de milhões de utilizadores da Internet em todo o mundo, e, desses, 8,5 milhões são portugueses.
Para os utilizadores, a Internet é a segunda fonte de informação válida após aquela que é obtida através dos profissionais de saúde. Deste modo, é necessário adaptar os websites a todos os indivíduos, nomeadamente, àqueles com baixos níveis de literacia.
Os objetivos deste estudo foram avaliar a legibilidade – quão fácil é a leitura de um texto – e a adequação dos materiais dos websites orientados para o paciente sobre a doença periodontal.
Os recursos online devem estar escritos entre o terceiro e o sétimo nível de escolaridade dos EUA, que são equivalentes a indivíduos com 7-8 anos e 11-12 anos, nomeadamente. A escala Flesch-Kincaid Grade Level, que avalia a legibilidade, apresentou um valor bastante superior ao recomendado para a legibilidade dos websites.
A escala Suitability Assessment of Materials, que avalia a adequação dos materiais, revelou que uma minoria dos websites foi considerada superior.
Ademais, quase metade dos websites avaliados neste estudo falhou na inclusão de imagens para apoiarem o texto escrito, e apenas uma minoria incluía vídeos.
Conclui-se que os websites estão escritos num nível superior ao que os indivíduos conseguem compreender e, consequentemente, exigem níveis de literacia em saúde elevados. É necessária uma maior adequação dos mesmos, de forma a aumentar a capacitação dos pacientes e a sua adesão ao plano de tratamento.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Rodrigues, Faculdade Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Instituto Superior Psicologia Aplicada

    Nascida em Lisboa em 1995. Licenciou-se em Higiene Oral em 2016, pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, e foi distinguida com o prémio de melhor aluno do seu curso. Iniciou a sua atividade profissional como higienista oral no final de 2016, numa clínica privada de Ortodontia. Paralelamente à sua profissão, frequentou a primeira pós-graduação em Literacia em Saúde no ano de 2017 no Instituto Superior de Psicologia Aplicada. No ano de 2019 mudou-se para a cidade do Porto, onde concilia a sua prática clínica com o interesse em literacia em saúde.

    Faculdade Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
    Instituto Superior Psicologia Aplicada
    Cidade Universitária,
    R. Profª. Teresa Ambrósio
    1600-277 Lisboa

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Publicado

2021-08-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Comunicar a saúde: fundamentos e práticas para uma melhor saúde

Como Citar

Legibilidade e adequação dos websites relativos à doença periodontal em Portugal. (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.11347