Consentimento informado e comunicação intercultural em saúde

Problemas éticos e desafios metodológicos

Autores

  • Joana Sá Ferreira Grupo Luz Saúde/Mutualidade de Santa Maria Associação Mutualista

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.10973

Palavras-chave:

saúde, comunicação, centrada, intercultural, consentimento

Resumo

Os processos de decisão partilhada e de comunicação centrada no doente ganham cada vez mais relevância no setor da saúde. O estilo de comunicação intercultural dos profissionais de saúde pode ser entendido como uma combinação das competências gerais de cuidados centrados no doente e, simultaneamente, de competências interculturais comunicacionais específicas. Na atualidade a obtenção de um consentimento informado é um procedimento rotineiro, mas, em doentes de distintas culturas, um número significativo de fatores pode influenciar o modo como o concebem, questionando o modelo ocidental adotado. O que aqui se propõe é que, em vez de um foco excessivo sobre as crenças e atitudes de um grupo específico de indivíduos – tarefa quase impossível –, os profissionais de saúde priorizem o escutar e o compreender empaticamente as necessidades e preferências dos doentes.

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Biografia do Autor

  • Joana Sá Ferreira, Grupo Luz Saúde/Mutualidade de Santa Maria Associação Mutualista

    Médica Psiquiatra, pós-graduada em Consentimento Informado, Psicoterapia cognitivo-comportamental, Liderança e Gestão em Saúde e doutoranda em Relações Interculturais, desenvolve a sua atividade assistencial atualmente no ambulatório do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental de um hospital da grande área de Lisboa (Grupo Luz Saúde). É atualmente membro do Conselho Nacional de Saúde Mental como representante da União das Mutualidades Portuguesas.

    Grupo Luz Saúde/Mutualidade de Santa Maria
    Associação Mutualista
    Avenida Joaquim Oliveira e Silva, n.º 366
    3885-415 Praia de Esmoriz

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Publicado

2021-08-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Comunicar a saúde: fundamentos e práticas para uma melhor saúde

Como Citar

Consentimento informado e comunicação intercultural em saúde: Problemas éticos e desafios metodológicos. (2021). Comunicação Pública, 15(29). https://doi.org/10.4000/cp.10973