Consentimento informado e comunicação intercultural em saúde
Problemas éticos e desafios metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.10973Palavras-chave:
saúde, comunicação, centrada, intercultural, consentimentoResumo
Os processos de decisão partilhada e de comunicação centrada no doente ganham cada vez mais relevância no setor da saúde. O estilo de comunicação intercultural dos profissionais de saúde pode ser entendido como uma combinação das competências gerais de cuidados centrados no doente e, simultaneamente, de competências interculturais comunicacionais específicas. Na atualidade a obtenção de um consentimento informado é um procedimento rotineiro, mas, em doentes de distintas culturas, um número significativo de fatores pode influenciar o modo como o concebem, questionando o modelo ocidental adotado. O que aqui se propõe é que, em vez de um foco excessivo sobre as crenças e atitudes de um grupo específico de indivíduos – tarefa quase impossível –, os profissionais de saúde priorizem o escutar e o compreender empaticamente as necessidades e preferências dos doentes.
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