Websites partidários do Paraná, um estudo empírico comparado sobre a funcionalidade

Autores

  • Romer Mottinha Santos Universidade Federal do Paraná
  • Thiago Perez Bernardes de Moraes Universidad Argentina John Fitzgerald Kennedy

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.558

Palavras-chave:

websites, partidos políticos, funcionalidade

Resumo

A internet, a partir dos anos 1990, torna-se acessível à maior parte dos partidos políticos do mundo. Nesse sentido, esta ferramenta traz uma série de vantagens através dos seus hiperlinks, aumentando a quantidade de fluxos de informação, e também cultivando a participação. Nesse sentido, aplicámos a metodologia proposta por Braga et al. (2009) e por Iasulaitis (2007) para mensurar e comparar a funcionalidade dos websites partidários do Paraná. Os resultados apontam que: 1) a maior parte dos partidos do Paraná não tem website; 2) todos os websites analisados apresentam baixa funcionalidade; e 3) os partidos privilegiaram mais o site como uma ferramenta de informação e menos como um canal de comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ackland, R., e Gibson, R. (2004, abril), “Mapping political party networks on the WWW”, in Australian Electronic Governance Conference, pp. 14-15.

Barros, A. D. J. P., e Lehfeld, N. A. (2012), Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas, Vozes.

Braga, S. S., Nicolás, M. A, e França, A. S. T. (2009), “Os partidos brasileiros e a internet, uma avaliação dos websites dos partidos políticos do Brasil”, Revista de Sociologia e Política, 17(34), pp. 183-208. DOI : 10.1590/S0104-44782009000300013 good / bad

Brown, R. (2009), Public Relations and the Social Web: How to Use Social Media and Web 2.0 in Communications, Kogan Page.

Conway, M., e Dorner, D. (2004), “An evaluation of New Zealand political party websites”, Information Research, 9(4), pp. 9-4.

Haythornthwaite, C. (2007), “Social networks and online community”, The Oxford Handbook of internet Psychology, pp. 121-137. DOI : 10.1093/oxfordhb/9780199561803.013.0009 good / bad

Iasulaitis, S. (2006), “A internet pode revigorar as eleições? Um estudo das campanhas virtuais presidenciais do pleito de 2006”, Encontro anual da ANPOCS, 31.

Loader, B. (ed.) (2007), Young Citizens in the Digital Age: Political Engagement, Young People and New Media, Psychology Press.

Norris, P. (2003), “Preaching to the converted? Pluralism, participation and party websites”, Party Politics, 9(1), pp. 21-45. DOI : 10.1177/135406880391003 good / bad

O’Reilly, T. (2007), “What is Web 2.0: Design patterns and business models for the next generation of software”, Communications & Strategies, (1), 17.

Park, H. W. (2003), “Hyperlink network analysis: A new method for the study of social structure on the web”, Connections, 25(1), pp. 49-61.

Petricek, V., Escher, T., Cox, I. J., e Margetts, H. (2006), “The web structure of e-government-developing a methodology for quantitative evaluation”, in Proceedings of the 15th International Conference on World Wide Web, pp. 669-678, ACM.

Schumpeter. J. A. (1961), Capitalismo, Socialismo e Democracia, Rio de Janeiro, Editora Fundo de Cultura.

Schweitzer, E. J. (2005), “Election Campaigning Online German Party Websites in the 2002 National Elections”, European Journal of Communication, 20(3), pp. 327-351. DOI : 10.1177/0267323105055261 good / bad

Small, T. A. (2008), “Equal access, unequal success—major and minor Canadian parties on the net”, Party Politics, 14(1), pp. 51-70. DOI : 10.1177/1354068807083823 good / bad

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Websites partidários do Paraná, um estudo empírico comparado sobre a funcionalidade. (2021). Comunicação Pública, 8(14). https://doi.org/10.4000/cp.558