World Press Photo 2012

a construção discursiva da Primavera Árabe

Autores

  • Andreia Filipa C. Cruz Hollyfar - Marcas e Comunicação, Lda
  • Isabel Simões-Ferreira Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa
  • Maria José Mata Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.934

Palavras-chave:

Fotojornalismo, World Press Photo, construção discursiva, Primavera Árabe

Resumo

O presente artigo pretende analisar a forma como o fenómeno da Primavera Árabe foi retratado nas fotografias vencedoras do concurso World Press Photo em 2012.
As fotografias jornalísticas, embora se apresentem como índices do real, condicionam frequentemente a percepção dos indivíduos e influenciam as suas práticas sociais.
Também as fotografias vencedoras do World Press Photo, um dos concursos mais prestigiados de fotojornalismo, em 2012 não fogem ao construtivismo discursivo que molda a representação e a percepção dos acontecimentos.
A partir da análise crítica do discurso, nomeadamente dos instrumentos teóricos da semiótica barthesiana e da semiótica social de Gunther Kress e Theo van Leeuwen, procurámos interpretar as 38 fotografias vencedoras do World Press Photo 2012, a fim de reflectirmos sobre o modo como contribuíram para a compreensão da Revolta Árabe e como despertaram o nosso interesse e a nossa imaginação para o desenrolar do conflito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barker, C., Galasinski, D. (2001). Cultural Studies and Discourse Analysis. London: Sage.

Barthes, R. (2009a). A Mensagem Fotográfica. In: Barthes, R. (ed). O Óbvio e o Obtuso. Lisboa: Edições 70, pp.11-26.

Bird, S. Elizabeth & Dardenne, Robert W. (1993). Mito, Registo e ‘Estórias’: Explorando as Qualidades Narrativas das Notícias. In: Traquina, N. (ed). Jornalismo: Questões, Teorias e ‘Estórias’. Lisboa: Vega, pp. 263-277.

_____(2009). Rethinking News and Myth as Storytelling. In: Wahl-Jorgensen, K., Hanitzsch, T. ed. The Handbook of Journalism Studies. London, Routledge, pp. 205-217.

Campbell, J. (1991). The Power of Myth. New York: Anchors.

Carvalho, A. (2008). Media(ted) Discourse and Society – Rethinking the Framework of Critical Discourse Analysis. Journalism Studies. 9 (2), pp. 161-177.

Cirlot, J.E. (2001). A Dictionary of Symbols. London: Routledge. DOI : 10.4324/9780203133750

Coman, M. (2005). News Stories and Myth – The Impossible Reunion?. In: Rothenbuhler E., Coman, M. (ed). Media Antropology. California: Sage, pp. 111-120.

Dabashi, H. (2012). The Arab Spring: The End of Postcolonialism London, Zed Books.

Ettema, J. S., & Glasser, T. L. (1988). Narrative Form and Moral Force: The Realization of Innocence and Guilt Through Investigative Journalism. Journal of Communication. 38 (3), pp. 8-26. DOI : 10.1111/j.1460-2466.1988.tb02057.x

Fairclough, N. (1995). Media Discourse. London: Hodder Arnold.

Freund, G. (1995). Fotografia e Sociedade. Lisboa: Vega.

Gelvin, J. L. (2012). The Arab Uprisings: What Everyone Needs to Know. New York: Oxford.

Hall, S. (1997). Representation, Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage.

Kress, G., van Leeuwen, T. (2000). Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge. DOI : 10.4324/9780203619728

Lexicon, H. (1990). Dicionário de símbolos. São Paulo: Cultrix.

Lule, J. (2001). Daily News, Eternal Stories: The Mythological Role of Journalism. New York: Guilford Press.

Lundelin, K. (2012). World Press Photo 2012. London: Thames & Hudson.

Lynch, M. (2012). The Arab Uprising: The Unfinished Revolutions on the New Middle East. New York: Public Afffairs.

Newhall, B. (2002). Historia de la Fotografia. Barcelona: Gustavo Gilli.

Noueihed, L., Warren, A. (2012). The Battle for the Arab Spring: Revolution, Counter-Revolution and the Making of a New Era. London: Yale University Press.

Orgad, S. (2012). Media Representation and Global Ima­gination. Cambridge: Polity Press.

Peirce, C. (1931). Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge, Massachussetts: Harvard University Press.

Ritchin, F. (1994). La Proximité Du Témoignage – Les Engagements du photojournaliste. In : Frizot, M. (ed). Nouvelle Histoire de la Photographie. Paris: Bordas, pp. 591-611.

Roeh, I. (1989). Journalism as Storytelling, Coverage as Narrative. American Behavioral Scientist, 33 (2), pp. 162-168. DOI : 10.1177/0002764289033002007

Sontag, S. (2012). Ensaios sobre Fotografia. Lisboa: Quetzal.

Traquina, N. (1993). As Notícias. In: Traquina, N. (ed). Jornalismo: Questões, Teorias e ‘Estórias’. Lisboa: Veja, pp. 167-176.

van Gorp, B. (2010). Strategies to Take Subjectivity out of Framing Analysis. In: D’Angelo, P., Kuypers, J. (ed). Doing News Framing Analysis: Emperical and Theoretical Perspectives. London: Routledge, pp. 84-109.

Wodak, R. & Meyer, M. (2009). Critical Discourse Analysis: History, Agenda, Theory and Methodology. In: Wodak, R., Michael, M. (ed). Methods of Critical Discourse Analysis London: Sage, pp. 1-33.

Zelizer, B. (2010). About to Die: How News Images Move the Public. New York, Oxford: Oxford University Press.

_____(2012). A Voz do Visual na Memória. Revista Media & Jornalismo, nº20, pp.19-42.

Bibliografia Online

Campbell, David (2008). Photojournalism: Living with Questions and Tensions. Foto 8. Disponível em: <http://www.foto8.com/live/photojournalism-living-with-questions-and-tensions/> (Consultado a 15 de Outubro de 2014).

Moura, V. G. (2012). Pietà. Diário de Notícias. Disponível em:

<http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=2305146&seccao=Vasco%20Gra%E7a%20Moura&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco,%20Consultado%20a%202%20de%20setembro%20de%202013.> (Consultado a 11 de Setembro de 2013).

Motta, L. G. (2003). O Jogo entre Intencionalidades e Reconhecimentos: Pragmática Jornalística e Construção de Sentidos. Comunicação e Espaço Público, Ano VI nº 1 e 2, pp. 7-38. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/12249> (Consultado a 11 de Setembro de 2013).

Sousa, J. P. (2002). Fotojornalismo: Uma Introdução à História, às Técnicas e à Linguagem da Fotografia na Imprensa. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-fotojornalismo.pdf > (Consultado a 11 de Setembro de 2013).

Shafer, J. (2011). Deadly Images A Q&A with Barbie Zelizer. Slate. Disponível em:

<http://www.slate.com/articles/news_and_politics/press_box/2011/01/deadly_images.single.html> (Consultado a 11 de Setembro de 2013).

World Press Photo (s.d.) World Press Photo Exhibition. Disponível em:

<http://www.worldpressphoto.org/exhibition> (Consultado a 11 de Setembro de 2013).

World Press Photo (s.d.) 2012 Photo Contest. Disponível em:

<http://www.worldpressphoto.org/gallery/2012-photo-contest> (Consultado a 11 de Setembro de 2013).

World Press Photo (2013) Samuel Aranda. Vimeo. Disponível em:

<http://vimeo.com/43816585> (Consultado a 11 de Setembro de 2013).

World Press Photo (2013) Aidan Sullivan on the World Press Photo of the Year 2011. Vimeo. Disponível em: < http://vimeo.com/67505413> (Consultado a 11 de Setembro de 2013).

Downloads

Publicado

2021-11-23

Como Citar

World Press Photo 2012: a construção discursiva da Primavera Árabe. (2021). Comunicação Pública, 10(17). https://doi.org/10.4000/cp.934