Assessoria de Imprensa e Jornalismo da Fonte

um mapeamento do conteúdo da comunicação pública da Assembleia Legislativa do Paraná

Autores

  • Edson Gil Santos Júnior Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria Lúcia Becker Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.1110

Palavras-chave:

Comunicação pública, novas tecnologias, jornalismo da fonte, assessoria de imprensa, Assembleia Legislativa do Paraná

Resumo

O presente artigo toma como objeto de análise o portal de informações da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), para discutir o papel da assessoria de imprensa no poder público brasileiro, em face ao uso das chamadas mídias digitais. De produtora de sugestões para a imprensa, a então assessoria passa a assumir o gerenciamento de dados e a veiculação de conteúdos em mídias próprias, não mais dependendo apenas dos meios de comunicação para tornar públicas suas produções ao cidadão. O intuito foi identificar os conteúdos presentes nos veículos de comunicação próprios da Alep, incluindo as redes sociais. Para isso, foi realizada uma observação de caráter exploratório, fazendo-se a distinção entre a produção de assessoria de imprensa e a de jornalismo da fonte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Adghirni, Z. L. (2004). O jornalismo entre a informação e a comunicação: como as assessorias de imprensa agendam a mídia. Comunicação apresentada a Seção temática 6 (Jornalismo) do VII Colóquio Brasil-França. Intercom, Porto Alegre.

Bernardes, C. B. (2010). Política, institucional ou pública? Uma reflexão sobre a mídia legislativa da Câmara dos Deputados. Tese de doutoramento, UERJ. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/12275/politica_institucional_bernardes.pdf?sequence=1.

Brandão, E. P. (2006). Usos e significados do conceito comunicação pública. Disponível em: http://www.rp-bahia.com.br/biblioteca/intercom2006/resumos/R1037-1.pdf. Acedido a 01 de julho de 2011.

Chaparro, M. C. (1996). Jornalismo na fonte. in: DINES, Alberto e MALIN, Mauro (Org.). Jornalismo Brasileiro: no caminho das transformações, Brasilia: Banco do Brasil: 132-154.

Canavilhas. J. (2010). Do gatekeeping ao gatewatcher: o papel das redes sociais no ecossistema mediático. Ata do II Congresso Internacional de Comunicación 3.0. Universidade de Salamanca, Espanha. Disponível em: http://campus.usal.es/~comunicacion3punto0/comunicaciones/061.pdf. Acedido a 17 de novembro de 2012.

Duarte, J. (Org.). (2011). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: Teoria e técnica. 5.ª edição, São Paulo: Atlas.

Faria, A. M. (2011). Imprensa e interesse público. In Duarte, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: Teoria e técnica. 5.ª edição, São Paulo: Atlas.

FENAJ. (2007). Manual de Assessoria de Comunicação. 4.ª edição revista e ampliada, Brasília: Ed. Federação Nacional dos Jornalistas.

Groth, O. (2011). O poder cultural desconhecido. Fundamentos da Ciência dos Jornais. Tradução de Liriam Sponholz. Petrópolis, RJ: Vozes.

Kunsch, M. Relações Públicas e Excelência em Comunicação. Disponível em: http://www.aberje.com.br/antigo/margarid.htm. Acedido a 15 de maio de 2015.

Masip, P. et al.. (2011). Ferramenta para Análise de Multimidialidade em Cibermeios. In: PALACIOS, Marcos (Org.). Ferramentas para Análise de Qualidade no Ciberjornalismo - Volume 1: Modelos. Portugal: LabCom Books. Disponível em: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20111202-201110_marcos_palacios.pdf. Acedido a 20 de abril de 2014.

PARTICIPAÇÃO POPULAR. Relatório Anual (2014), Brasília: Câmara dos Deputados, Secretaria de Comunicação Social / Coordenação da Participação Popular.

Renô, D. (2011). Cinema interativo e linguagens audiovisuais interativas. Como produzir. Tenerife: Editora ULL.

Ribeiro, V. (2009). Fontes Sofisticadas de Informação: Análise do produto jornalístico político da imprensa nacional diária de 1995 a

Lisboa: Formal Press.

Ribeiro, V. (2014). O campo e o triângulo operacional da assessoria de imprensa. In G. Gonçalves (Ed.). Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas. Covilhã: LabCom. Universidade da Beira Interior.

Rousseau, J- J. (1973 [1762]). Do contrato social ou Princípios do direito político. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural: 21-151.

Sant’Anna, F. (2006). Mídia das fontes: o difusor do jornalismo corporativo. Disponível em: www.bocc.ubi.pt/pag/santanna-francisco-midia-fontes.pdf‎. Acedido a 01 de maio de 2014.

Sant’Anna, F. (2009). Mídia das fontes: um novo ator no cenário jornalístico brasileiro: um olhar sobre a ação midiática do Senado Federal. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas.

Silva, L. M. da. (2011). Publicidade do Poder, poder da publicidade. In Duarte, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: Teoria e técnica. 5.ª edição, São Paulo: Atlas.

UNIÃO, Controladoria-Geral da. (2013). Brasil transparente: Manual da Lei de Acesso à Informação para Estados e Municípios. Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas. 1.ª edição, Brasília. Disponível em: http://www.cgu.gov.br/Publicacoes/transparencia-publica/brasil-transparente/arquivos/manual_lai_estadosmunicipios.pdf. Acedido a 13 de março de 2015.

Zicman R. B.. (1985). História através da imprensa – Algumas considerações metodológicas. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

Assessoria de Imprensa e Jornalismo da Fonte: um mapeamento do conteúdo da comunicação pública da Assembleia Legislativa do Paraná. (2021). Comunicação Pública, 10(19). https://doi.org/10.4000/cp.1110