Casetti, Francesco (2015). The Lumière Galaxy: Seven Key Words for the Cinema to Come. Nova Iorque: Columbia University Press. (293 páginas). ISBN 978-0-231-17243-1
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.2083Resumo
Importará começar por justificar a pertinência de recensear um livro publicado em 2015, ou seja, que conta já com três anos de existência. O facto de não existir uma reflexão elaborada ou traduzida em Portugal sobre o tema a que se dedica Francesco Casetti em The Lumière Galaxy (à exceção do meu próprio trabalho1) legitima esta recensão. Havendo trabalho internacional que elege o assunto como relevante, este livro é a mais recente obra que opta por abordá-lo. Casetti, teórico do cinema, dera já contributos vários em textos anteriores para esta discussão. Aqui consegue fazê-lo de forma mais completa e sistemática, enunciando em detalhe, e com recurso a vasta ilustração recolhida no cenário cinemático contemporâneo, os argumentos que fundamentam a sua análise e as suas conclusões.
Downloads
Referências
Alves, M. P. (2017). Cinema 2.0: Modalidades de produção cinemática do tempo do digital. Covilhã: LabCom.IPF.
Casetti, F. (2012). The relocation of cinema. NECSUS - European Journal of Media Studies, (2). Disponível em : http://www.necsus-ejms.org/the-relocation-of-cinema/, consultado a 07/09/2013.
Casetti, F. (2011). Back to the motherland: the film theatre in the postmedia age. Screen, 52 (1). Disponível em: http://francescocasetti.files.wordpress.com/2011/03/back-to-the-motherland.pdf, consultado a 10/04/2012. DOI : 10.1093/screen/hjq049
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.