Entre monstros e super-heróis

retratos dos principais atores da crise política de 2016 nas capas de revistas brasileiras

Autores

  • André Melo Mendes Departamento de Comunicação Social - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Graziela Mello Vianna Departamento de Comunicação Social - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.2262

Palavras-chave:

news magazines, acontecimento, crise política brasileira

Resumo

Este artigo procura analisar como as capas das principais news magazines brasileiras representaram de maneira polarizada e caricata os personagens da crise política brasileira em 2016. Para realizar essas análises utilizámos um método de base semiótica e recorremos a teóricos da Sociologia da Comunicação e da Ciência Política. Entre as capas publicadas em 2016, selecionámos aquelas em que se evidencia a caracterização de personagens políticos relevantes como monstros e/ou heróis, procurando compreender como os meios de comunicação de massas, mais especificamente as new magazines, optaram por esse discurso polarizado. Uma das nossas hipóteses é de que, a partir de arquétipos que fazem parte do repertório dos leitores, tais representações simplificam a complexa crise política brasileira numa tentativa de conquistar a atenção dos mesmos. Outra hipótese é de que a utilização de tais imagens arquetípicas tem como objetivo direcionar a produção de sentido de acordo com o enquadramento do acontecimento determinado pelo posicionamento político das revistas.

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Biografias do Autor

  • André Melo Mendes, Departamento de Comunicação Social - Universidade Federal de Minas Gerais

    Rua Ligúria 155
    Bairro Bandeirantes
    Belo Horizonte
    Minas Gerais
    CEP 31 340360
    Brasil

  • Graziela Mello Vianna, Departamento de Comunicação Social - Universidade Federal de Minas Gerais

    Rua Ligúria 155
    Bairro Bandeirantes
    Belo Horizonte
    Minas Gerais
    CEP 31 340360
    Brasil

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Entre monstros e super-heróis: retratos dos principais atores da crise política de 2016 nas capas de revistas brasileiras. (2021). Comunicação Pública, 13(24). https://doi.org/10.4000/cp.2262