Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas

Autores

  • Haydée Klautau Guimarães Cesar de Oliveira Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.2864

Palavras-chave:

relatórios empresariais, comunicação de responsabilidade social empresarial, imagem, análise de conteúdo, semiótica

Resumo

A responsabilidade social empresarial (RSE) é de grande importância para as organizações atuais, e, neste cenário, os relatórios de sustentabilidade e relatórios anuais são uma ferramenta de comunicação. O estudo exploratório buscou investigar as imagens e as personagens presentes nos relatórios empresariais de seis empresas do Brasil e de Portugal. Através de uma análise de conteúdo quantitativa, foram analisadas 215 imagens - categorizadas em relação ao seu conteúdo e às suas cores predominantes - e 346 personagens - categorizadas com base em características como contexto, vestuário e gênero. Conclui-se a existência de dois núcleos de significados: econômico/corporativo - representado por elementos como o contexto de trabalho executivo, as personagens masculinas, ambientes internos - e o social/sustentável - representado por elementos como atividades de lazer e voluntariado, contexto de trabalho de ciências e pesquisa, personagens femininas e as imagens que representam ambientes externos, natureza, cuidado e amplitude.

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Análise de imagens e significados presentes nos relatórios anuais e de sustentabilidade de empresas brasileiras e portuguesas. (2021). Comunicação Pública, 13(25). https://doi.org/10.4000/cp.2864