Efeito da realidade virtual no equilíbrio e na velocidade da marcha em indivíduos após acidente vascular encefálico: estudo de série de casos

Autores

  • Inês Rodrigues Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Beatriz Fernandes H&TRC – Health & Technology Research Center, ESTeSL – Escola Superior de Tecnologia da Saúde, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25758/set.864

Palavras-chave:

AVE, Acidente vascular encefálico, Equilíbrio, Reabilitação, Realidade virtual

Resumo

Introdução O acidente vascular encefálico (AVE) é uma condição neurológica que leva a alterações de equilíbrio e limitações funcionais. Muitos indivíduos não recuperam a independência nas atividades da vida diária, interferindo com a sua qualidade de vida e expondo a necessidade de procurar estratégias para promoção da melhoria das funções motoras. A realidade virtual (RV) é uma intervenção inovadora para a reabilitação de indivíduos do foro neurológico, pela promoção de motivação e prazer na execução de tarefas específicas. Objetivo Identificar os efeitos da terapia baseada em RV no equilíbrio e na velocidade da marcha de indivíduos pós AVE. Métodos Estudo de série de casos que incluiu dois participantes de uma população com AVE e défices de equilíbrio sujeitos a uma intervenção baseada em RV com recurso à consola Wii e à plataforma Wii Balance Board, com frequência trissemanal, durante doze semanas. Foram realizados três momentos de avaliação utilizando a Escala de Equilíbrio de Berg, o Teste Timed Up and Go e o Teste de velocidade da marcha de 4 metros. Resultados No final das doze semanas todos os participantes apresentaram melhorias na pontuação dos três testes. Conclusão Os resultados obtidos permitem concluir que o programa baseado em realidade virtual, com recurso aos jogos da consola Wii, proporcionou melhoria no equilíbrio e na velocidade da marcha em dois indivíduos pós AVE. Sugere-se a realização de estudos experimentais para validar estes resultados e verificar o potencial de associar esta intervenção à terapia convencional.

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Publicado

25-08-2025

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Efeito da realidade virtual no equilíbrio e na velocidade da marcha em indivíduos após acidente vascular encefálico: estudo de série de casos. (2025). Saúde & Tecnologia, e864. https://doi.org/10.25758/set.864