Sobre a Revista

Estatuto Editorial da revista científica SAÚDE & TECNOLOGIA

1. Introdução

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) tem, ao longo dos últimos anos, assumido uma dinâmica crescente na produção e interação científica, advindo, desde logo, a necessidade de criar linhas próprias de difusão do conhecimento.

Neste sentido, a Presidência da ESTeSL, com o parecer favorável do Conselho Técnico-Científico, em maio de 2008 deliberou promover uma linha editorial científica da ESTeSL, sob a forma de revista em acesso aberto, com um enquadramento editorial destinado à publicação de artigos de investigação e ensaios que relatem resultados originais e apresentem avanços concetuais de interesse e significado alargado em todas as áreas das ciências e tecnologias da saúde ou a elas aplicadas.

2. Área científica e objetivos

A Saúde & Tecnologia é uma revista em acesso aberto que tem como objetivo geral promover a cultura científica nas áreas das Ciências e Tecnologias da Saúde, no âmbito das múltiplas temáticas disciplinares que com estas interagem.

A Saúde & Tecnologia tem um enquadramento editorial destinado à publicação de artigos de investigação e ensaios que relatem resultados originais e apresentem avanços concetuais de interesse, no domínio do seu objetivo.

3. Temas e secções

A Saúde & Tecnologia publica, em todas as áreas das ciências e tecnologias da saúde, artigos que reportem resultados de investigação científica original, artigos de revisão e recensões críticas de livros.

A Saúde & Tecnologia pode promover números temáticos especiais (não regulares), sob proposta individual e/ou convites aos autores, e suplementos. 

4. Línguas de publicação

A Saúde & Tecnologia aceita originais em Português, Inglês e Espanhol.

5. Arbitragem

Todos os artigos submetidos para publicação serão avaliados pelo Conselho Editorial da Saúde & Tecnologia e os que cumprirem os seus padrões serão enviados a dois revisores de reconhecido mérito científico da área científica onde o artigo se insere. Será assegurado o anonimato dos autores no processo de apreciação dos artigos pelos revisores. A decisão final quanto à publicação dos artigos cabe ao Conselho Editorial, com base nas apreciações dos revisores. Em caso de discordância entre os revisores será nomeado um terceiro revisor. Na apreciação dos artigos, os revisores terão em conta os seguintes parâmetros: Rigor, Originalidade, Qualidade Técnica, Clareza/Qualidade do artigo, Importância/Impacto na área (que serão qualificados de excelente, muito bom, bom, suficiente e insuficiente), podendo ainda tecer recomendações e/ou sugestões, caso se justifiquem.

6. Organização editorial

São órgãos da Saúde & Tecnologia:

  • Diretor. O Presidente da ESTeSL, que dirige todos os atos de gestão necessários ao funcionamento da Saúde & Tecnologia, com assessoria do secretariado editorial.
  • Editor-Chefe. O Presidente do Conselho Técnico-Científico da ESTeSL, que dirige e organiza a publicação da revista, é responsável pelo processo de arbitragem, assegurando a sua imparcialidade e independência.
  • Conselho Editorial. É constituído por professores internos e externos à ESTeSL-IPL. Funções: assessorar o Editor-Chefe; definir as orientações científicas da Saúde & Tecnologia; definir padrões de qualidade; decidir sobre a publicação de números temáticos; determinar regras de arbitragem externa e independente; aprovar as normas editoriais dos textos; aprovar o modelo gráfico da revista; aprovar ou alterar o Estatuto Editorial da Revista; pronunciar-se sobre assuntos que lhe sejam submetidos pelo Diretor; indicar os membros do Conselho Editorial, procedendo à sua rotação ou renovação periódica.
  • Secretariado Editorial. Estrutura de apoio coordenada pelo Editor-Chefe para o assessorar, bem como ao Diretor, nas diversas tarefas e etapas da produção editorial da Saúde & Tecnologia. 

7. Código ético

A Saúde & Tecnologia rege-se pelos princípios da ética editorial em publicações académicas e segue o Code of Conduct for Journal Editors, do Committee On Publications Ethics (COPE).

A Saúde & Tecnologia, no processo de avaliação de artigos a publicar, pauta-se pela prática de transparência e respeito ético.

Os editores devem garantir, sempre que aplicável, que a investigação publicada foi aprovada por um órgão competente (e.g., Comissão de Ética), regendo-se pelas diretrizes internacionalmente vigentes.

Os autores são os únicos responsáveis pela fiabilidade e autenticidade do conteúdo dos seus trabalhos, demonstrando disponibilidade para publicar correções e/ou esclarecimentos sempre que necessário. Adicionalmente terão de submeter na plataforma da Saúde & Tecnologia uma Declaração assumindo que o artigo não se encontra publicado noutra revista e que os conteúdos e os dados apresentados são da inteira responsabilidade dos seus autores.

Os revisores terão de subscrever uma declaração alegando que não possuem conflitos de interesse, antes de ser submetido qualquer acordo de revisão.

A Saúde & Tecnologia rejeita qualquer forma de plágio ou fraude académica.

A denúncia de publicação de material plagiado, manipulado ou fraudulento será investigada pelo Conselho Editorial.

A Saúde & Tecnologia reserva-se o direito de suspender a qualquer momento ou retirar de publicação qualquer artigo onde seja identificado plágio.

8. Conflito de interesses

Existe um conflito de interesses quando um autor (ou a sua instituição) tem relações pessoais, profissionais ou financeiras que podem influenciar as suas decisões, trabalhos ou manuscritos. Nem todas estas relações representam verdadeiros conflitos de interesse. Por outro lado, o potencial para conflito de interesses pode existir independentemente de o autor acreditar ou não que esta relação afeta o seu julgamento científico. O potencial para conflito de interesses pode residir nos autores, revisores ou editores.

Desta forma, para manter a transparência no processo editorial, todos os envolvidos na publicação de artigos (autores, revisores e editores) são convidados a declarar potenciais conflitos de interesse. Caso os trabalhos tenham sido financiados total ou parcialmente por uma ou mais pessoas ou entidades, essa informação terá de ser publicada juntamente com o artigo.

A existência de conflitos de interesse e/ou financiamento externo não é critério de aceitação ou rejeição de manuscritos.

9. Autores e Copyright

A Saúde & Tecnologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona uma maior democratização mundial do conhecimento.

A Saúde & Tecnologia não cobra, aos autores, taxas referentes à submissão nem ao processamento de artigos (APC).

A Saúde & Tecnologia transfere copyrights aos autores mas detém os direitos de publicação. Todos os conteúdos estão licenciados de acordo com uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Os autores têm direito a: reproduzir o seu trabalho em suporte físico ou digital para uso pessoal, profissional ou para ensino, mas não para uso comercial (incluindo venda do direito a aceder ao artigo); depositar no seu sítio da internet, da sua instituição ou num repositório uma cópia exata em formato eletrónico do artigo publicado pela Saúde & Tecnologia, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia e o seu conteúdo (incluindo símbolos que identifiquem a revista) não seja alterado; publicar em livro de que sejam autores ou editores o conteúdo total ou parcial do manuscrito, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia.

10. Publicidade

A Saúde & Tecnologia não prevê a inclusão de publicidade nos seus conteúdos digitais. Mas  prevê o alto patrocínio de uma entidade para a atribuição anual do Prémio de Melhor Artigo.