Fisioterapia baseada em evidência e guidelines clínicas: atitudes, conhecimentos e implementação em educadores clínicos

Authors

  • Fábio Araújo Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, IPSN – CESPU. Gandra, Portugal.
  • Alice Carvalhais Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa, Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN), CESPU. Gandra, Portugal. Institute of Science and Innovation in Mechanical and Industrial Engineering. Porto, Portugal.
  • Hélène Stas Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, IPSN – CESPU. Gandra, Portugal.
  • Sofia Lopes Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa, Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN), CESPU. Gandra, Portugal. Institute of Science and Innovation in Mechanical and Industrial Engineering. Porto, Portugal. Departamento de Fisioterapia, ESS Porto Escola Superior de Saúde, Politécnico do Porto. Porto, Portugal. CIR - Centro de Investigação e Reabilitação, ESS-IPP. Porto, Portugal.
  • Gabriela Brochado Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Tâmega e Sousa, Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN), CESPU. Gandra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25758/set.582

Keywords:

Educação, Guideline prática, Prática baseada em evidência, Translação de conhecimento

Abstract

Introdução – A prática baseada em evidência (PBE) encontra-se bem estabelecida na formação dos estudantes de fisioterapia e, por isso, é esperado que eles venham a ter oportunidade de a aplicar durante os estágios clínicos. No entanto, o posicionamento dos educadores clínicos relativamente à PBE pode impedir este processo educacional. Objetivos – Descrever pela primeira vez domínios da PBE em educadores clínicos Portugueses e quantificar as associações entre as suas características individuais e a PBE. Métodos – Um levantamento de dados transversal através de email foi realizado em educadores clínicos do curso de fisioterapia da CESPU. Dois emails foram enviados a 289 contactos (separados temporalmente em três semanas). Informação socio-demográfica e pós-graduada foi recolhida como variáveis de exposição. Foi criado um questionário relativo aos diferentes domínios da PBE. Resultados – Observou-se uma atitude positiva quanto à PBE (cinco questões avaliadas ≥87%). Apesar de 25% dos clínicos não terem recebido formação em PBE, quase todos reportaram saber “questionar”, “procurar” e “avaliar criticamente”. Apenas 60% reportaram usar guidelines clínicas. Treino complementar entre 16h-30h/ano esteve associado de forma positiva com diferentes aspetos da PBE (p≤0,009), com tendências decrescentes na força da associação após esses valores intermédios. Discussão – As estimativas de PBE encontradas em educadores clínicos parecem similares às previamente reportadas, mas apenas 60% dos educadores declarou usar guidelines clínicas na sua prática (comparativamente a 86%). Conclusões – Educadores clínicos em fisioterapia parecem possuir uma atitude positiva relativamente à PBE e demonstram níveis elevados de treino nesta área. No entanto, o uso de guidelines clínicas no contexto clínico da fisioterapia necessita ser promovido. O nível ideal de treino complementar parece encontrar-se entre as 16-30h/ano, pois à medida que essas horas aumentam uma maior atenção à componente de expertise clínica da PBE parece ocorrer.

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Published

2022-11-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Fisioterapia baseada em evidência e guidelines clínicas: atitudes, conhecimentos e implementação em educadores clínicos. (2022). Saúde & Tecnologia, 27, 61-67. https://doi.org/10.25758/set.582