Bullying escolar – Intervenientes, ações e sentimentos associados: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos da região do Algarve

Autores

  • Beatriz Minghelli Docente do Ciclo de Estudos em Fisioterapia, Escola Superior de Saúde Jean Piaget (ESSJPA). Silves, Portugal.
  • Carla Nunes Docente de Estatística e Investigadora, CIESP/ENSP e CMDT.LA/UNL, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Filipa Abílio Escola Superior de Saúde Jean Piaget (ESSJPA). Silves, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25758/set.1134

Palavras-chave:

Bullying, Adolescentes, Escola, Portugueses

Resumo

Introdução – O bullying pode ser definido como atitudes agressivas, intencionais e repetidas durante um período de tempo. Diversos estudos verificaram a prevalência de bullying entre estudantes de vários países e demonstraram que este é um problema internacional e que pelo menos um em cada dez estudantes está envolvido numa situação de bullying. Objetivos – Caracterizar as situações de bullying no ambiente escolar, o papel do estudante, os sentimentos associados a essas ações e identificar as características do agressor. Métodos – A amostra foi constituída por 519 alunos matriculados em duas escolas da região sul de Portugal que preencheram um questionário anónimo sobre uma situação de bullying que vivenciaram, descrevendo o papel do aluno e o que sentiram nesta situação. Resultados – Os resultados revelaram que em 61,7% dos casos se tratou de agressão física e 29,7% de agressão verbal. Desempenharam o papel de agressores 12,7% dos alunos, 21,8% foram vítimas e 63,6% foram testemunhas desta situação. 10,6% dos alunos relataram sentir bem, 11% mostraram indiferença e 78,4% dos alunos sentiram-se mal com a situação de bullying. Verificou-se que, com o avanço da idade, o estudante aumentava em 1,5 vezes a probabilidade de desempenhar o papel de agressor e os rapazes apresentavam 5,2 vezes mais probabilidades de vir a ser agressor numa situação de bullying. Conclusão – O presente estudo verificou que a maioria dos alunos participou de uma situação de bullying escolar como testemunha, sendo os casos mais comuns de agressão física. A maioria dos alunos sentiu-se mal com essa situação. Os rapazes e os alunos com mais idade tiveram mais probabilidade de vir a desempenhar o papel de agressor numa situação de bullying.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Nansel TR, Overpeck M, Pilla RS, Ruan WJ, Simons-Morton B, Scheidt P. Bullying behaviors among US youth: prevalence and association with psychosocial adjustment. JAMA. 2001;285(16):20942100.

Lyznicki JM, McCaffree MA, Robinowitz CB. Childhood bullying: implications for physicians. Am Fam Physician. 2004;70(9):1723-8.

Neto AA. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes [Bullying: aggressive behavior among students]. J Pediatr. 2005;81(5 Supl):S164-72. Portuguese

Obrdalj EC, Rumboldt M. Bullying among school children in postwar Bosnia and Herzegovina: cross-sectional study. Croat Med J. 2008;49(4):528-35.

Davis S, Howell P, Cooke F. Sociodynamic relationships between children who stutter and their non-stuttering classmates. J Child Psychol Psychiatry. 2002;43(7):939-47.

Andreou E. Bully/victim problems and their association with Machiavellianism and self-efficacy in Greek primary school children. Br J Educ Psychol. 2004;74(Pt 2):297-309.

Rudatsikira E, Siziya S, Kazembe LN, Muula AS. Prevalence and associated factors of physical fighting among school-going adolescents in Namibia. Ann Gen Psychiatry. 2007;6:18.

Scholte RH, Engels RC, Overbeek G, de Kemp RA, Haselager GJ. Stability in bullying and victimization and its association with social adjustment in childhood and adolescence. J Abnorm Child Psychol. 2007;35(2):217-28.

Spriggs AL, Iannotti RJ, Nansel TR, Haynie DL. Adolescent bullying involvement and perceived family, peer and school relations: commonalities and differences across race/ethnicity. J Adolesc Health. 2007;41(3):283-93.

Smith BJ, Phongsavan P, Bampton D, Peacocke G, Gilmete M, Havea D, et al. Intentional injury reported by young people in the Federated States of Micronesia, Kingdom of Tonga and Vanuatu. BMC Public Health. 2008;8:145.

Matos M, Negreiros J, Simões C, Gaspar T. Definição do problema e caracterização do fenómeno. In Matos M, Negreiros J, Simões C, Gaspar T, editors. Violência, bullying e delinquência: gestão de problemas de saúde em meio escolar. Lisboa: Coisas de Ler; 2009. p. 23-54. ISBN 9789728710996

Pearce J, Thompson A. Practical approaches to reduce the impact of bullying. Arch Dis Child. 1998;79(6):528-31.

Turagabeci AR, Nakamura K, Takano T. Healthy lifestyle behaviour decreasing risks of being bullied, violence and injury. PLoS One. 2008;3(2):e1585.

Chesson R. Bullying: the need for an interagency response. Bullying is a social as well as an individual problem. BMJ. 1999;319(7206):330-1.

DeVoe JF, Kaffenberger S. Student reports of bullying: results from the 2001 school crime supplement to the national crime victimization survey – Statistical analysis report. Washington, DC: National Center for Education Statistics; 2005. Available from: http://nces.ed.gov/pubs2005/2005310.pdf

Pepler DJ. Bullying interventions: a binocular perspective. J Can Acad Child Adolesc Psychiatry. 2006;15(1):16-20.

Kim YS, Leventhal B. Bullying and suicide: a review. Int J Adolesc Med Health. 2008;20(2):133-54.

Muscari ME. Sticks and stones: the NP's role with bullies and victims. J Pediatr Health Care. 2002;16(1):22-8.

Dake JA, Price JH, Telljohann SK. The nature and extent of bullying at school. J Sch Health. 2003;73(5):173-80.

Craig WM, Harel Y. Bullying, physical fighting and victimization. In Currie C, Roberts C, Morgan A, Smith R, Settertobulte W, Samdal O, et al., editors. Young people’s health in context – Health Behavior in School-aged Children (HBSC) study: international report from the 2001/2002 survey. Copenhagen: World Health Organization; 2004. p. 133-44. ISBN 9289013729. Available from: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0008/110231/e82923.pdf?ua=1

Hazemba A, Siziya S, Muula AS, Rudatsikira E. Prevalence and correlates of being bullied among in-school adolescents in Beijing: results from the 2003 Beijing Global School-Based Health Survey. Ann Gen Psychiatry. 2008;7:6.

Freire IP, Simão AM, Ferreira AS. O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico: um questionário aferido para a população escolar portuguesa [Violence among school peers in basic education: a questionnaire surveyed for the portuguese school population]. Rev Port Educação. 2006;19(2):157-83. Portuguese

Juvonen J, Graham S, Schuster MA. Bullying among young adolescents: the strong, the weak, and the troubled. Pediatrics. 2003;112(6 Pt 1):1231-7.

Baldry AC. 'What about bullying?' An experimental field study to understand students' attitudes towards bullying and victimization in Italian middle schools. Br J Educ Psychol. 2004;74(Pt 4):583-98.

Wolke D, Woods S, Bloomfield L, Karstadt L. Bullying involvement in primary school and common health problems. Arch Dis Child. 2001;85(3):197-201.

Forero R, McLellan L, Rissel C, Bauman A. Bullying behaviour and psychosocial health among school students in New South Wales, Australia: cross sectional survey. BMJ. 1999;319(7206):344-8.

Kaltiala-Heino R, Rimpelä M, Marttunen M, Rimpelä A, Rantanen P. Bullying, depression, and suicidal ideation in Finnish adolescents: school survey. BMJ. 1999;319(7206):348-51.

Voss LD, Mulligan J. Bullying in school: are short pupils at risk? Questionnaire study in a cohort. BMJ. 2000;320(7235):612-3.

Bond L, Carlin JB, Thomas L, Rubin K, Patton G. Does bullying cause emotional problems? A prospective study of young teenagers. BMJ. 2001;323(7311):480-4.

Nansel TR, Craig W, Overpeck MD, Saluja G, Ruan WJ, Health Behaviour in School-aged Children Bullying Analyses Working Group. Cross-national consistency in the relationship between bullying behaviors and psychosocial adjustment. Arch Pediatr Adolesc Med. 2004;158(8):730-6.

Glew GM, Fan MY, Katon W, Rivara FP, Kernic MA. Bullying, psychosocial adjustment, and academic performance in elementary school. Arch Pediatr Adolesc Med. 2005;159(11): 026-31.

Gini G, Pozzoli T, Borghi F, Franzoni L. The role of bystanders in students' perception of bullying and sense of safety. J Sch Psychol. 2008;46(6):617-38.

Glew GM, Fan MY, Katon W, Rivara FP. Bullying and school safety. J Pediatr. 2008;152(1):123-8.

Carvalhosa S, Matos M. Bullying entre pares: os comportamentos de provocação nas escolas portuguesas. In 2º Congresso Hispano-Português de Psicologia. Iberpsicología. 2005;10(3).

Currie C, Zanotti C, Morgan A, Currie D, Looze M, Roberts C, et al., editors. Social determinants of health and well-being among young people – Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) study: international report from the 2009/2010 survey. Copenhagen: World Health Organization; 2012. ISBN 9789289014236. Available from: http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0003/163857/Social-determinants-of-health-and-well-being-among-young-people.pdf?ua=1

Carvalhosa SF, Lima L, Matos MG. Bullying: a provocação/vitimação entre pares no contexto escolar português. Anál Psicológica. 2001;19(4):523-37. Portuguese

Maroco J. Análise estatística com SPSS Statistics. 5ª ed. Lisboa: Edições Report Number, 2011. ISBN 9789899676329

Downloads

Publicado

07-09-2022

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Bullying escolar – Intervenientes, ações e sentimentos associados: um estudo com alunos do 2º e 3º ciclos da região do Algarve. (2022). Saúde & Tecnologia, 12, 33-40. https://doi.org/10.25758/set.1134