Impacto da surface guided radiotherapy no posicionamento do doente: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.25758/set.591Palavras-chave:
Radiotherapia, SGRT, IGRT, Marcações cutâneas, ReposicionamentoResumo
Introdução – Surface guided radiotherapy (SGRT) é uma técnica que utiliza tecnologia na deteção a 3D da superfície do doente e que auxilia o radioterapeuta no reposicionamento diário e na monitorização de movimentos intra e interfração do doente. É uma técnica não invasiva e sem recurso a radiação ionizante. Objetivos – Pretende-se estudar se a técnica SGRT poderá substituir o uso de marcações cutâneas e o uso de protocolos de imagens de verificação/Image-guided radiation therapy (IGRT), sem comprometer a reprodutibilidade do tratamento. Método – Efetuou-se uma revisão sistemática nas bases de dados Scopus e MEDLINE, onde foram analisados artigos publicados nos últimos cinco anos. Após a conjugação dos termos de pesquisa e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão identificaram-se dez artigos, que foram incluídos na revisão. Resultados/Discussão – A técnica SGRT reduziu os desvios no posicionamento, comparativamente ao posicionamento com base em marcações cutâneas. Por outro lado, permite uma redução de dose resultante da verificação da IGRT devido à menor frequência da sua utilização, quando conjugado com SGRT. Conclusão – A SGRT mostrou-se viável ao garantir um posicionamento preciso quando comparada com o reposicionamento convencional baseado na conjugação de marcações cutâneas e lasers. Foi ainda possível verificar uma redução significativa dos erros intrafração e interfração. No entanto, ela não foi considerada suficientemente viável para substituir a IGRT na sua totalidade. A IGRT ainda tem um papel importante na confirmação do posicionamento anatómico e na monitorização do PTV e órgãos adjacentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Saúde & Tecnologia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A revista Saúde & Tecnologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista Saúde & Tecnologia não cobra, aos autores, taxas referentes à submissão nem ao processamento de artigos (APC).
A Saúde & Tecnologia transfere copyrights aos autores mas detém os direitos de publicação.
Todos os conteúdos estão licenciados de acordo com uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Os autores têm direito a: reproduzir o seu trabalho em suporte físico ou digital para uso pessoal, profissional ou para ensino, mas não para uso comercial (incluindo venda do direito a aceder ao artigo); depositar no seu sítio da internet, da sua instituição ou num repositório uma cópia exata em formato eletrónico do artigo publicado pela Saúde & Tecnologia, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia e o seu conteúdo (incluindo símbolos que identifiquem a revista) não seja alterado; publicar em livro de que sejam autores ou editores o conteúdo total ou parcial do manuscrito, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia