Fisioterapia baseada em evidência e o uso de guidelines clínicas em educadores clínicos
Palavras-chave:
Educação, Guideline prática, Prática baseada na evidência, Translação de conhecimentoResumo
Introdução: A prática baseada em evidência (PBE) encontra-se bem estabelecida na formação dos estudantes de fisioterapia e por isso é esperado que eles venham a ter oportunidade de a aplicar durante os estágios clínicos. No entanto, o posicionamento dos educadores clínicos relativamente à PBE pode impedir este processo educacional. Objetivos: Descrever pela primeira vez domínios da PBE em educadores clínicos e quantificar as associações entre as suas características individuais e a PBE. Métodos: Um levantamento de dados transversal através de email foi realizado, em educadores clínicos do curso de fisioterapia da XXX. Dois emails foram enviados a 289 contactos (separados temporalmente em 3 semanas). Informação socio-demográfica e pós-graduada foi recolhida como variáveis de exposição. Foi criado um questionário relativo aos diferentes domínios da PBE. Resultados: Observou-se uma atitude positiva quanto à PBE (5 questões avaliadas ≥87%). Apesar de 25% dos clínicos não terem recebido formação em PBE, todos reportaram saber “questionar”, “procurar” e “avaliar criticamente”. Apenas 60% reportaram usar guidelines clínicas. Treino complementar entre 16h-30h/ano esteve associado de forma positiva com diferentes aspetos da PBE (p≤0.009), tendo-se observado uma relação inversa de dose-resposta. Discussão: As estimativas de PBE encontradas em educadores clínicos parecem similares às previamente reportadas em outras amostras, mas apenas 60% dos educadores declarou usar guidelines clínicas na sua prática (comparativamente a 86%). Conclusões: Educadores clínicos em fisioterapia possuem uma atitude positiva relativamente à PBE e demonstram níveis elevados de treino nesta área. No entanto, o uso de guidelines clínicas no contexto clínico da fisioterapia necessita ser promovido. O nível ideal de treino complementar encontra-se entre as 16-30h/ano, pois à medida que essas horas aumentam parece ocorrer uma diminuição da importância atribuída à efetividade de intervenções baseadas em evidência.
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Saúde & Tecnologia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A revista Saúde & Tecnologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista Saúde & Tecnologia não cobra, aos autores, taxas referentes à submissão nem ao processamento de artigos (APC).
A Saúde & Tecnologia transfere copyrights aos autores mas detém os direitos de publicação.
Todos os conteúdos estão licenciados de acordo com uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Os autores têm direito a: reproduzir o seu trabalho em suporte físico ou digital para uso pessoal, profissional ou para ensino, mas não para uso comercial (incluindo venda do direito a aceder ao artigo); depositar no seu sítio da internet, da sua instituição ou num repositório uma cópia exata em formato eletrónico do artigo publicado pela Saúde & Tecnologia, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia e o seu conteúdo (incluindo símbolos que identifiquem a revista) não seja alterado; publicar em livro de que sejam autores ou editores o conteúdo total ou parcial do manuscrito, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia