Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar

Autores

  • Daniela Ribeiro CESPU, Institute of Research and Advanced Training in Health Sciences and Technologies. Gandra – Paredes, Portugal.
  • Paula Clara Santos Research Centre in Physical Activity, Health and Leisure, Faculty of Sport, University of Porto. Porto, Portugal. Department of Physical Therapy, Health School of Polytechnic Institute of Porto. Porto, Portugal.
  • Daniela Simões CESPU, Institute of Research and Advanced Training in Health Sciences and Technologies. Gandra – Paredes, Portugal.
  • João Venâncio CESPU, Institute of Research and Advanced Training in Health Sciences and Technologies. Gandra – Paredes, Portugal.
  • João Firmino-Machado MD, Department of Public Health. Porto, Portugal.
  • Alice Carvalhais CESPU, Institute of Research and Advanced Training in Health Sciences and Technologies. Gandra – Paredes, Portugal.
  • Margarida Ferreira CESPU, Institute of Research and Advanced Training in Health Sciences and Technologies. Gandra – Paredes, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25758/set.2211

Palavras-chave:

Conduta postural, Estudantes, Mochila escolar, Perfil comportamental

Resumo

Objetivo – Determinar e analisar o perfil comportamental dos estudantes do primeiro ciclo do ensino básico sobre o uso da mochila escolar. Método – Estudo observacional, analítico e transversal. A amostra foi constituída por 88 estudantes do 1º ciclo do ensino básico no concelho de Vila Nova de Famalicão (Portugal). Foi aplicado um questionário para avaliar o comportamento dos estudantes relativamente ao tipo, modo de transporte, organização do material escolar e peso da mochila. Resultados – Todas as mochilas apresentavam duas alças e eram reguláveis. A maioria dos estudantes de todos os anos letivos transportava a mochila de alças nos dois ombros. No geral, os estudantes do 1º ciclo distribuíam o material de forma desorganizada pelos compartimentos da mochila e colocavam o material mais pesado afastado da coluna vertebral, não se verificando diferenças significativas. O índice de proporção mostrou que os estudantes transportavam as mochilas com peso inferior a 10% do peso corporal, exceto os estudantes do 1º ano de escolaridade (p<0,05). O peso transportado nas mochilas era significativamente assimétrico durante os dias da semana e entre os níveis de escolaridade (p<0,05). Conclusões – A maioria dos estudantes do 1º ciclo transportava a mochila com as alças nos dois ombros; porém, desconheciam as características adequadas do tipo de mochila e da distribuição uniforme do material escolar. A variação da carga da mochila durante a semana entre os níveis de escolaridade era significativamente inconsistente, mostrando que o índice de proporção de carga era mais elevado no primeiro ano de escolaridade.

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Publicado

03-08-2022

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar. (2022). Saúde & Tecnologia, 19, 43-49. https://doi.org/10.25758/set.2211