Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativa

Autores

  • Eduarda Luna Oliveira da Silva Grupo de Pesquisa em Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador – BA, Brasil.
  • Sandra Porciuncula Mendez Grupo de Pesquisa em Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador – BA, Brasil.
  • Abrahão Fontes Baptista Grupo de Pesquisa em Dinâmica do Sistema Neuromusculoesquelético, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador – BA, Brasil. Universidade Federal do ABC Paulista. Bangú, Santo André – SP, Brasil.
  • Katia Nunes Sá Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Salvador – BA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.25758/set.2222

Palavras-chave:

Educação para a saúde, Profissional de saúde, Meios de comunicação, Matérias de educação para a saúde, Revisão

Resumo

Introdução – Uma boa comunicação entre profissionais de saúde e pacientes favorece vínculos e transmissão de conhecimento. Os materiais socioeducativos podem ampliar essa comunicação, complementar informações, favorecer a autonomia e serem consultados inúmeras vezes. Objetivo – Identificar a metodologia utilizada para a elaboração de materiais de educação em saúde impressos para adultos. Métodos – Foi realizada uma revisão integrativa, de acordo com o PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis), por dois investigadores independentes nas bases de dados PubMed e SciELO. A seleção envolveu a leitura de títulos, resumos e textos completos. Foram incluídos estudos reprodutíveis, sem delimitação de tempo e idioma; e foram excluídos os materiais para educação profissional, de crianças e duplicados. Resultados – Foram selecionados treze artigos que envolveram a aproximação do público-alvo e/ou pesquisa do tema na literatura nas bases PubMed, SciELO, Lilacs e literatura cinzenta. Houve um consenso quanto à necessidade de linguagem clara e compreensível, ilustrações e diagramação para facilitar a compreensão. Conclusões – A metodologia para elaboração de materiais educativos em saúde é diversa, baseia-se em revisão da literatura, aproximação com o público-alvo, mas nem sempre avalia o nível de alfabetização em saúde do público-alvo.

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Publicado

29-07-2022

Edição

Secção

Artigos de Revisão

Como Citar

Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativa. (2022). Saúde & Tecnologia, 21, 60-67. https://doi.org/10.25758/set.2222