Estudo da exposição da população a poluentes do ar nos transportes em ambiente urbano: artigo de revisão

Autores

  • Ana Margarida Correia Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal
  • Cristiana Costa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal
  • Dalila Gonçalves Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal
  • Gonçalo Henriques Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal
  • C. Correia Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Bobadela, Portugal
  • Susana Marta Almeida Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Bobadela, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25758/set.2279

Palavras-chave:

Movimentos pendulares, Exposição, Qualidade do ar, Poluição do ar, Dose inalada

Resumo

A poluição do ar é provocada por diversos fatores antropogénicos e tem consequências para a saúde humana. Os veículos motorizados constituem uma das principais fontes antropogénicas de emissão de poluentes atmosféricos. O monóxido de carbono, a matéria particulada e os óxidos de azoto são alguns dos principais poluentes responsáveis pela degradação
da qualidade do ar em meios urbanos. Os transportes mais utilizados nas grandes cidades em Portugal são o autocarro, a bicicleta, o carro e o metro. Através de uma revisão de estudos de vários locais do mundo verificou-se que o carro e o metro são os transportes que apresentaram as maiores concentrações de poluentes atmosféricos, enquanto no autocarro se detetaram as
menores concentrações em relação a todos os poluentes analisados. As elevadas concentrações de cada poluente estão dependentes de diferentes fatores, como o aumento da densidade do tráfego, a localização dos tubos de escape dos veículos, as condições de ventilação, o desgaste dos pneus, das rodas nos carris do metro e do sistema de travagem, a proximidade das ciclovias à faixa de rodagem, entre outros. Também se verificou que a bicicleta é o meio de transporte que envolve as maiores doses inaladas, embora seja o meio de transporte mais benéfico para a saúde. É, portanto, necessário definir adequadamente a localização das ciclovias e adotar medidas, como a utilização de barreiras entre a faixa de rodagem e as ciclovias.

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Publicado

31-05-2021

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Estudo da exposição da população a poluentes do ar nos transportes em ambiente urbano: artigo de revisão. (2021). Saúde & Tecnologia, 25, 38-47. https://doi.org/10.25758/set.2279