Relação entre o horário escolar e miopia em portugueses jovens adultos

Autores

  • Márcia Pedro Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Pedro Sousa Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Ricardo Silveira Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Rita Lopes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Susana Plácido Departamento das Ciências da Terapia e Reabilitação, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Luís Mendanha Departamento das Ciências da Terapia e Reabilitação, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Elisabete Carolino Departamento das Ciências Exatas, da Vida, Sociais e Humanas, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.
  • Carla Lança Departamento das Ciências da Terapia e Reabilitação, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal | Comprehensive Health Research Center (CHRC), Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25758/set.788

Palavras-chave:

Miopia, Alta miopia, Idade de aparecimento, Tempo ao ar livre, Horário escolar, Atividades extracurriculares, Questionário, Jovens adultos portugueses

Resumo

Introdução – A miopia é uma condição comum que geralmente começa em idade escolar, sendo uma anomalia refrativa multifatorial associada sobretudo ao crescimento excessivo do comprimento axial do globo ocular. Os fatores de risco ambientais relacionam-se com longos períodos de realização de tarefas de perto, número de anos de escolaridade e reduzida atividade ao ar livre. A idade de início da miopia é um fator de risco para uma progressão mais rápida, existindo um maior risco de progredir para alta miopia (≤-5,00 dioptrias, D) no futuro. Objetivos – Estudar a relação entre o horário escolar, as atividades extracurriculares e o tempo ao ar livre e a idade de aparecimento de miopia em jovens adultos portugueses. Métodos – Foi desenvolvido um estudo transversal descritivo. Foram recolhidos dados refrativos de sete óticas em Portugal. No estudo foram incluídos indivíduos entre os 25 anos e os 40 anos de idade. Através de um questionário foram recolhidos dados sobre fatores de risco (trabalhos de perto, tempo ao ar livre, aulas de apoio e anos de estudo) para análise da sua influência na idade de aparecimento da miopia e o equivalente esférico (EE). Modelos de regressão linear múltipla foram aplicados para avaliar os fatores associados à idade de aparecimento da miopia e ao EE. Resultados – Foram incluídos adultos míopes (n=54) com EE entre -0.50 e -18.50 D. A idade média foi de 32,63±4,37 anos e 51,85% eram do sexo feminino. O EE médio foi de -3,19±2,96 e a média da idade de aparecimento da miopia foi de 14,44±7,39 anos. Adultos com EE mais negativo apresentaram idade de aparecimento mais precoce (B=2,36; p<0,001). Adultos com mais anos de escolaridade (B=-0,20; p=0,030) e idade de aparecimento mais precoce apresentaram EE mais negativo (B=0,17; p<0,001). Conclusões – Este estudo mostrou que quanto mais cedo for a idade de aparecimento da miopia mais negativo será o valor do EE. Além disso, o EE mais negativo é influenciado por um maior número de anos de estudo.

 

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Publicado

30-12-2023

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Relação entre o horário escolar e miopia em portugueses jovens adultos. (2023). Saúde & Tecnologia, 29, e788. https://doi.org/10.25758/set.788