A ressonância magnética e formação no mestrado Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.25758/set.1014Palavras-chave:
Radiações, Ressonância magnética, Formação pós-graduadaResumo
O Mestrado em Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde (RATeS), implementado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, já com quatro edições efetivadas, é ainda hoje uma novidade singular no panorama da formação em Portugal. Tendo consciência de que a utilização das radiações na Saúde é baseada na multidisciplinaridade (incluindo áreas como a Física das Radiações, Medicina Nuclear, Radiologia, Radioterapia, Radiobiologia, Proteção Radiológica,…), o Mestrado RATeS está fundamentado num conjunto de saberes que obrigam a criar modelos mentais de grande complexidade, dando, a quem o frequenta, competências acrescidas na prática da utilização (e reflexão acerca das) das radiações na Saúde. Com seis áreas de especialização (Imagem Funcional e Multimodal, Imagem Molecular, Imagem por Ressonância Magnética, Proteção Contra Radiações, Tecnologias de Imagem Digital, Terapia com Radiações), o Mestrado teve já cerca de 120 estudantes; e dos diversos ramos, o que abarcou mais alunos foi, sem dúvida, o de Imagem por Ressonância Magnética.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Saúde & Tecnologia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A revista Saúde & Tecnologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista Saúde & Tecnologia não cobra, aos autores, taxas referentes à submissão nem ao processamento de artigos (APC).
Todos os conteúdos estão licenciados de acordo com uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Os autores têm direito a: reproduzir o seu trabalho em suporte físico ou digital para uso pessoal, profissional ou para ensino, mas não para uso comercial (incluindo venda do direito a aceder ao artigo); depositar no seu sítio da internet, da sua instituição ou num repositório uma cópia exata em formato eletrónico do artigo publicado pela Saúde & Tecnologia, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia e o seu conteúdo (incluindo símbolos que identifiquem a revista) não seja alterado; publicar em livro de que sejam autores ou editores o conteúdo total ou parcial do manuscrito, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia.