A ressonância magnética e formação no mestrado Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde

Autores

  • Nuno Teixeira Diretor do Curso de Mestrado em Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde. Área Científica de Física, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25758/set.1014

Palavras-chave:

Radiações, Ressonância magnética, Formação pós-graduada

Resumo

O Mestrado em Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde (RATeS), implementado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde  de Lisboa, já com quatro edições efetivadas, é ainda hoje uma novidade singular no panorama da formação em Portugal. Tendo consciência de que a utilização das radiações na Saúde é baseada na multidisciplinaridade (incluindo áreas como a Física das Radiações, Medicina Nuclear, Radiologia, Radioterapia, Radiobiologia, Proteção Radiológica,…), o Mestrado RATeS está  fundamentado num conjunto de saberes que obrigam a criar modelos mentais de grande complexidade, dando, a quem o  frequenta, competências acrescidas na prática da utilização (e reflexão acerca das) das radiações na Saúde. Com seis áreas de especialização (Imagem Funcional e Multimodal, Imagem Molecular, Imagem por Ressonância Magnética, Proteção Contra Radiações, Tecnologias de Imagem Digital, Terapia com Radiações), o Mestrado teve já cerca de 120 estudantes; e dos diversos ramos, o que abarcou mais alunos foi, sem dúvida, o de Imagem por Ressonância Magnética.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

A ressonância magnética e formação no mestrado Radiações Aplicadas às Tecnologias da Saúde. (2014). Saúde & Tecnologia, T2, e04. https://doi.org/10.25758/set.1014