Importância e satisfação atribuídas pelos professores universitários às competências comunicacionais

Autores

  • Rute F. Meneses Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa. Porto, Portugal.
  • Cristina Miyazaki Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São Paulo, Brasil.
  • José Pais-Ribeiro Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto. Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25758/set.884

Palavras-chave:

Competências de comunicação, Importância, Satisfação, Professores universitários, Idade

Resumo

O Processo de Bolonha enfatiza as competências de comunicação dos estudantes universitários, nomeadamente os da saúde. As conceções dos professores tendem a variar com a idade e são importantes na formação das conceções dos alunos. Objetivos – Analisar a importância e a satisfação que professores universitários atribuem a diversas competências de comunicação e a sua relação com a idade. Metodologia – Foram avaliados 79 professores universitários, entre os 29 e os 82 anos (M=41,89; DP=9,99), maioritariamente do sexo feminino (69,6%), através de um Questionário Sóciodemográfico e das Escalas de Importância (EI) e Satisfação (ES) do Questionário de Competências de Comunicação (QCC). Resultados – Entre 1 a 4 participantes atribuíram a 11 dos 26 itens da EI e a 7 dos 26 itens da ES o menor valor possível. Houve também pelo menos um participante a atribuir o maior valor possível a todos os itens da EI (entre 8 a 51 participantes) e da ES (entre 6 a 46 participantes). A competência “agradecer” foi considerada a mais importante e satisfatória. A idade não se correlacionou com os itens da EI, correlacionando-se com “responder a perguntas” (r(78)=0,27, p£0,02) e “pedir feedback nas relações sociais” (r(78)=0,30, p£0,008) da ES. Dado que competências imprescindíveis aos profissionais de saúde obtiveram scores indicadores de baixa importância (e.g., “discordar”, “recusar pedidos”, “fazer pedidos”, “parafrasear”), considera-se importante trabalhar a perceção de importância dos professores universitários que não parece variar com a idade. Competências importantes para o trabalho do professor (e.g., “recusar pedidos”, “pedir mudança de comportamento”) obtiveram das médias de satisfação mais baixas, sugerindo necessidade de treino.

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Publicado

30-11-2013

Como Citar

Importância e satisfação atribuídas pelos professores universitários às competências comunicacionais. (2013). Saúde & Tecnologia, Suplemento, e38-e42. https://doi.org/10.25758/set.884