Radioterapia adaptativa no cancro de cabeça e pescoço: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.25758/set.592Palavras-chave:
Cancro de cabeça e pescoço, Radioterapia adaptativa, Preditores para ART, Estratégias para ARTResumo
Introdução e Objetivos – Ao longo do tratamento de cancro de cabeça e pescoço (CCP) com radioterapia externa (RTE) é possível ocorrer várias alterações anatómicas. A Adaptive Radiotherapy (ART), consiste numa técnica emergente que contraria as alterações na anatomia do doente e do volume alvo (VA) durante o decurso de tratamentos de RTE através da criação de planos dosimétricos adaptados. Porém, não existem protocolos para a sua implementação. É objetivo estudar o papel/benefício da ART, quais os doentes que podem beneficiar desta técnica e o momento ideal para a sua realização. Método – Revisão da literatura foi baseada na metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis (PRISMA). Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE, Scopus e na B-on, no intervalo de tempo de janeiro de 2016 a janeiro de 2021. Foram identificados 252 artigos. Após exclusão dos duplicados e a adaptação aos critérios de exclusão e inclusão, são incluídos no estudo 10 artigos. Resultados e Discussão – Através da ART, foi possível diminuir a xerostomia na maioria dos estudos. Outros efeitos secundários foram referidos, mas com conclusões mais heterogéneas. Relativamente ao controlo da doença não existiram diferenças significativas. Em geral, o protocolo quimio-radioterapia (QRT) mostrou ser um preditor para a necessidade de ART, tal como tumor primário da nasofaringe e estádio avançado. Conclusão – Apesar de não se observar diferenças no controlo da doença, alguns efeitos secundários diminuíram devido à ART. Não foi possível identificar o momento ideal para ART, devido à heterogeneidade dos resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Saúde & Tecnologia

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A revista Saúde & Tecnologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista Saúde & Tecnologia não cobra, aos autores, taxas referentes à submissão nem ao processamento de artigos (APC).
A Saúde & Tecnologia transfere copyrights aos autores mas detém os direitos de publicação.
Todos os conteúdos estão licenciados de acordo com uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Os autores têm direito a: reproduzir o seu trabalho em suporte físico ou digital para uso pessoal, profissional ou para ensino, mas não para uso comercial (incluindo venda do direito a aceder ao artigo); depositar no seu sítio da internet, da sua instituição ou num repositório uma cópia exata em formato eletrónico do artigo publicado pela Saúde & Tecnologia, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia e o seu conteúdo (incluindo símbolos que identifiquem a revista) não seja alterado; publicar em livro de que sejam autores ou editores o conteúdo total ou parcial do manuscrito, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia