Avaliação da técnica de terapêutica inalatória em Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados
DOI:
https://doi.org/10.25758/set.490Palavras-chave:
Dispositivos inalatórios, Técnica inalatória, Ensino e patologias respiratóriasResumo
Introdução – Uma execução incorreta da inalação é o principal motivo de insucesso terapêutico e, por isso, é extremamente relevante a realização apropriada da técnica para que ocorra uma adequada administração do fármaco nas vias aéreas e, posteriormente, um melhor controlo da doença respiratória e uma melhoria substancial na qualidade de vida dos indivíduos. Objetivos – Avaliar a técnica de terapêutica inalatória realizada, de forma simulada, pelos doentes com patologias respiratórias, antes e após uma sessão de ensino. Métodos – O estudo é do tipo analítico, observacional e transversal, com uma amostra constituída por 15 indivíduos do Centro de Saúde de São Tiago e do Centro de Saúde de São Miguel de Castelo Branco, com qualquer tipo de patologia respiratória adquirida, que utilizavam inaladores como forma terapêutica da doença e com idade igual ou superior a 18 anos. Resultados – A maioria dos participantes (80%) não realizou corretamente a sua inalação, cometendo pelo menos um erro major e/ou minor. Discussão – Apesar da discrepância do número de participantes entre este trabalho e alguns estudos anteriormente realizados por outros autores, todos apresentaram resultados idênticos aos que se obtiveram. Desta forma, a literatura existente suporta os resultados desta investigação. Conclusão – Perante a existência de doentes com erros na inalação é essencial avaliar a frequência de exposição dos mesmos à informação/formação teórica e prática no uso dos inaladores, tendo como foco principal a correção dos erros identificados. Neste sentido, os técnicos profissionais de saúde assumem um papel indispensável na educação e ensino dos doentes.
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