Contributo de vídeos no ensino prático na área disciplinar de Ortóptica na ESTeSL
DOI:
https://doi.org/10.25758/set.2286Palavras-chave:
Mobile learning, YouTube, Vídeos, Ensino, Avaliação ortópticaResumo
Introdução – O desenvolvimento tecnológico levou à necessidade de adquirir novos métodos de aprendizagem complementares aos tradicionais. Assim, surge o mobile learning como um método de educação à distância em que se usam dispositivos móveis para ensinar e aprender. Na área disciplinar de Ortóptica ainda não existem conteúdos visuais credíveis em português nas plataformas digitais. Objetivos: Facultar aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão vídeos da execução prática de diversos exames de avaliação clínica, facilitadores do processo de aprendizagem na prática clínica da avaliação da motilidade ocular e da visão binocular. Método – Estudo de paradigma quantitativo, descritivo observacional com uma amostra de 108 estudantes (n=108). Foram gravados 13 vídeos da prática clínica de avaliação clínica de ortóptica e publicados no YouTube. Para avaliar a perceção dos estudantes na visualização de vídeos como contributo facilitador do processo de aprendizagem prática aplicou-se um questionário previamente validado aos estudantes da licenciatura em Ortóptica e Ciências da Visão da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Resultados e Discussão – A maioria da amostra é do género feminino (n=108; 80,56%) e a idade variou entre os 18 e 37 anos, com média de 21,12±2,96. Obtiveram-se 29 respostas do 1º ano (26,85%), 26 do 2º ano (24,07%), 18 do 3º ano (16,67%) e 35 do 4º ano (32,41%). Toda a amostra considera os vídeos uma forma complementar de estudo ao ensino tradicional; 98,14% (n=106) afirmam que os vídeos estimulam o interesse pela área abordada; 96,30% (n=104) refere adquirir mais rapidamente os conhecimentos através dos vídeos; 92,59% (n=100) pensam utilizá-los no seu estudo. Conclusão – Os vídeos são considerados uma boa forma complementar ao estudo individual, existindo interesse na expansão do canal do YouTube a outras áreas das ciências da visão e na realização de vídeos de avaliação clínica de ortóptica de indivíduos com diferentes patologias da motilidade ocular e da visão binocular.
Downloads
Referências
Despacho no 1696/2018, de 15 de fevereiro. Diário da República. 2ª Série;(35).
Morais NS, Pombo L, Batista J, Moreira A, Ramos F. Uma revisão de literatura sobre o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior [A literature review ofthe use of communication technologies in higher education]. Prisma.com. 2014;(24):162-85. Portuguese
Pavel C. Using visual content in your marketing. Quaestus Multidiscip Res J. 2014;(5):164-8.
Batista A, Pires Â, Brito E, Rodrigues F. O uso das TIC como ferramenta da aprendizagem [The use of ICT as a learning facilitator tool]. Rev Estud Investig Psicol Educ. 2017;13:105-9. Portuguese
Wink S, Ahlert EM. Vantagens percebidas no uso de ferramentas interativas e colaborativas da Google: um estudo de caso com estudantes da educação profissional da Univates. Lajeado: UNIVATES; 2017. Available from: https://www.univates.br/bdu/handle/10737/2046
Salgueiro MG. Um olhar sobre as TIC no ensino do Português: conceções e práticas docentes no concelho de Almada [dissertation]. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; 2013.
Traxler J. Aprendizagem móvel e recursos educativos digitais do futuro. Cad ERTE-SACAUSEF VII. 2011;(7):35-46.
Ambrózio MD. Vídeos em contextos universitários de ensino-aprendizagem [dissertation]. Porto: Faculdade de
Engenharia da Universidade do Porto; 2017.
Ng CH, Lim GR, Fong W. Quality of English-language videos on YouTube as a source of information on systemic lupus erythematosus. Int J Rheum Dis. 2020;23(12):1636‑44.
Wolf AB, Peyre SE. Student satisfaction with blackboard- -style videos. Nurs Educ Perspect. 2018;39(4):244-6.
Cunha MM, Cunha SN, Domingues AS. Contribuição dos textos, imagens, recursos audiovisuais, mapas conceituais e jogos eletrônicos no processo de explicação de conteúdos [Contribution of texts, images, audiovisual resources, conceptual maps and electronic games
in the process of explaining contents] [Internet]. In: Encontro Internacional de Formação de Professores – ENFOPE, Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional – FOPIE, 2016, Aracaju, maio de 2016. Available from: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/
handle/123456789/265
Coutinho JE. Mlearning: ambiente de aprendizagem com interface adaptativo [dissertation]. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; 2013.
Davidson AL, Waddington D. E-learning in the university: when will it really happen? [Internet]. eLearning Papers. 2010;21. Available from: http://www.uh.cu/static/documents/AL/E-Learning%20in%20the%20university.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Saúde & Tecnologia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A revista Saúde & Tecnologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista Saúde & Tecnologia não cobra, aos autores, taxas referentes à submissão nem ao processamento de artigos (APC).
Todos os conteúdos estão licenciados de acordo com uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Os autores têm direito a: reproduzir o seu trabalho em suporte físico ou digital para uso pessoal, profissional ou para ensino, mas não para uso comercial (incluindo venda do direito a aceder ao artigo); depositar no seu sítio da internet, da sua instituição ou num repositório uma cópia exata em formato eletrónico do artigo publicado pela Saúde & Tecnologia, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia e o seu conteúdo (incluindo símbolos que identifiquem a revista) não seja alterado; publicar em livro de que sejam autores ou editores o conteúdo total ou parcial do manuscrito, desde que seja feita referência à sua publicação na Saúde & Tecnologia.