Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Instruções para Autores

1. Apresentação de originais

1.1. Instruções gerais

As propostas para submissão com vista à publicação na Saúde & Tecnologia, revista científica da ESTeSL podem incluir artigos resultantes de trabalhos de investigação e artigos científicos de revisão em português, inglês ou espanhol. Cada número é composto, no mínimo, por 2/3 de artigos resultantes de trabalhos de investigação. A revista Saúde & Tecnologia pode incluir recensões críticas a livros. A revista Saúde & Tecnologia pode promover números temáticos especiais (não regulares), sob proposta individual e/ou convites aos autores.

Os originais devem  obrigatoriamente ser submetidos na plataforma (de acordo com o tutorial de apoio aos autores), acompanhados de uma carta de apresentação e de uma  Declaração em como o artigo não se encontra simultaneamente submetido para publicação noutra revista e que os conteúdos e os dados apresentados são da inteira responsabilidade dos autores. Esta Declaração é obrigatória e deve ser enviada por correio ou por email (revistacientifica@estesl.ipl.pt) até 5 dias após a submissão eletrónica do artigo, sem a qual o mesmo não será publicado.

O limite máximo de dimensão dos artigos não deve ultrapassar os 20.000 caracteres (com espaços), incluindo notas, referências, tabelas e figuras, datilografado a espaço e meio, com margens largas (25mm) e letra Arial, tamanho 12. Os artigos devem ser acompanhados de um resumo escrito em português e inglês, com um máximo de 1.750 caracteres. As recensões críticas reportam-se ao resumo, avaliação e apresentação das linhas gerais da obra e não devem ultrapassar os 3.500 caracteres (com espaços).

Os autores devem indicar a sua formação académica e/ou titulação profissional, as instituições em que desenvolvem a sua atividade e identificar claramente o autor correspondente.

1.2. Organização do artigo  

Os artigos devem apresentar um título que deve vir acompanhado de um título abreviado (running title) com menos de 40 caracteres.

Cada artigo deve ser acompanhado de um resumo estruturado (Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões/ Considerações finais, Referências), escrito em português e inglês, não devendo ultrapassar o máximo de 1.750 caracteres. A seguir ao resumo devem ser acrescentadas 4 a 6 palavras-chave (keywords) que deverão permitir a identificação e a pesquisa correta do artigo.

Introdução

Deve conter essencialmente argumentos científicos que fundamentem a realização do estudo e justifiquem os objetivos.

Objetivos

Devem ser apresentados no final da introdução, de forma clara e explícita.

Métodos

Deve ser indicado o desenho do estudo, a amostra e/ou população em estudo, concretizando a sua definição, forma de identificação e seleção, assim como a metodologia de recolha e de análise dos dados. As considerações éticas devem estar incluídas no final desta secção.

Resultados

Devem ser apresentados em texto, com recurso ou não a figuras, tabelas, gráficos, fotografias, etc.

Discussão

A discussão deve incidir na relação dos dados obtidos com os observados noutros estudos/modelos teóricos e principais condicionantes ou limitações do estudo. Deixa-se ao critério dos autores a opção por um capítulo único com os resultados e a discussão.

Conclusões/Considerações finais

A existência desta secção é facultativa. Caso os autores optem pela sua inclusão, esta deve incluir as principais conclusões do estudo devendo evitar afirmações e conclusões que não sejam apoiadas no estudo.

Citações e Referências

As citações e as referências bibliográficas devem ser elaboradas segundo a Norma de Vancouver (www.icmje.org), podendo ser consultado o manual de aplicação Citing medicine: the NLM style guide for authors, editors, and publishers (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/). Alguns exemplos:

Citações - Coincidência da indicação numérica no texto com a lista de referências apresentada no final do trabalho (e.g., Estudos efetuados1-2,5 mostram que… Outros estudos comprovam7,9-11, etc.).

Artigo (exemplo de referência):

Halpern SD, Ubel PA, Caplan AL. Solid-organ transplantation in HIV-infected patients. N Engl J Med. 2002;347(4):284-7.

Livro (exemplo de referência):

Murray PR, Rosenthal KS, Pfaller MA. Medical microbiology. 6th ed. St. Louis: Mosby; 2008. ISBN-13 9780323054706

Artigo online (exemplo de referência):

Kaul S, Diamond GA. Good enough: a primer on the analysis and interpretation of noninferiority trials. Ann Intern Med. 2006 [cited 2007 Jan 4];145(1):62-9. Available from: http://www.annals.org/cgi/reprint/145/1/62.pdf

Websites (exemplo de referências):

Cancer-Pain.org [Internet]. New York: Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000-01 [updated 2002 May 16; cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.cancer-pain.org/

Outras indicações: 1) As abreviaturas devem, aquando da sua primeira apresentação, ser identificadas pela sua forma extensa e posteriormente abreviadas; 2) As expressões noutras versões linguísticas, que não a portuguesa, devem ser apresentadas em itálico.

As recensões críticas reportam-se ao resumo, avaliação e apresentação das linhas gerais da obra.

2. Preparação de Ilustrações para o Artigo

As ilustrações sob a forma de figuras, gráficos, tabelas, diagramas, quadros ou fotografias devem ser submetidas em ficheiro eletrónico de figuras em formato TIF ou JPEG, a preto e branco ou a cores e com a qualidade necessária para publicação (não menos de 300 dpi). (Antes de submeter as figuras, os autores devem rever as imagens desses ficheiros num computador para assegurar a respetiva qualidade para publicação eletrónica.)

As letras, números e símbolos nas figuras devem ser claros e de tamanho suficiente para que, quando reduzidos para publicação, cada item permaneça legível. Títulos e explicações detalhadas devem fazer parte das respetivas legendas e não das ilustrações propriamente ditas.

As ilustrações devem ser numeradas consecutivamente de acordo com a ordem em que foram citadas no texto.

As legendas das ilustrações devem ser escritas em folha separada, usando um espaço e meio, com numeração árabe, correspondente às ilustrações. Sempre que forem utilizados símbolos, setas, números ou letras para identificar partes das ilustrações, cada um deles deve ser identificado e explicado de forma clara na legenda.

Caso se pretenda usar fotografias de pessoas, os sujeitos não devem ser identificáveis ou as suas fotografias devem ser acompanhadas de permissão escrita para a respetiva utilização. Sempre que possível deve ser obtida permissão para publicação.

Caso se pretenda publicar uma ilustração anteriormente publicada, a fonte original deve ser informada e a submissão para publicação deve ser acompanhada de permissão escrita do detentor dos direitos de reprodução.

3. Submissão eletrónica do Artigo  

A carta de apresentação, a versão inicial do artigo, as figuras e as tabelas devem ser enviadas em ficheiros PDF. Deve ainda ser enviado o ficheiro do artigo em Word, de modo a permitir a revisão do original, eliminando a identificação dos seus autores.

As imagens de elevada qualidade, ou outros elementos que poderão perder qualidade com a conversão em ficheiro PDF, serão enviadas posteriormente em ficheiros TIF correto após aceitação do artigo e se tal for necessário.

4. Processo de Apreciação e Revisão do Artigo

Todos os artigos submetidos para publicação serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista e os que cumprirem os seus padrões serão enviados a dois revisores de reconhecido mérito científico da área científica onde o artigo se insere. Será assegurado o anonimato dos autores no processo de apreciação dos artigos pelos revisores.

A decisão final quanto à publicação dos artigos cabe ao Conselho Editorial, com base nas apreciações dos revisores. Em caso de discordância entre os revisores será nomeado um terceiro revisor.

Na apreciação dos artigos, os revisores terão em conta os seguintes parâmetros: Rigor, Originalidade, Qualidade Técnica, Clareza/Qualidade do artigo, Importância/Impacto na área (que serão qualificados de excelente, muito bom, bom, suficiente e insuficiente), podendo ainda tecer recomendações e/ou sugestões caso se justifiquem.

Condições para Submissão

Todas as submissões devem cumprir os seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Editorial

Section default policy

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.