A performatividade do traje: um ensaio a partir do Afoxé filhos de Gandhy

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DOI:

https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp172-190

Palavras-chave:

Traje de cena, Performatividade, Afoxé Filhos de Gandhy, Traje de folguedo, Figurino

Resumo

Este ensaio trata da performatividade do traje e surge a partir de uma reflexão iniciada na edição de 2020 do Critical Costume, encontro internacional sobre traje de cena. Questiono se a performatividade do traje não começa antes mesmo de ele ser criado, por meio de valores materiais e imateriais, com base em reflexões propostas por Ligiéro (2011) e Viana e Bassi (2014). O estudo de caso a ser analisado é o do bloco Afoxé Filhos de Gandhy, de Salvador, Bahia.    

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Biografia do Autor

  • Fausto Viana, Universidade de São Paulo

    É professor de cenografia e figurino na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) desde 2003. É bacharel em Artes Cênicas  pela USP (1992), onde também obteve seu mestrado (2000) e doutorado (2004). Obteve outro doutoramento em Museologia (2010), na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Portugal.

Referências

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Viana, Fausto, e Carolina Bassi de Moura (orgs.). 2014. Traje de Cena, Traje de Folguedo. São Paulo: Estação das Letras e Cores.

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Publicado

2022-07-25

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

A performatividade do traje: um ensaio a partir do Afoxé filhos de Gandhy. (2022). RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, 1(1), 172-190. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp172-190