Uma arquitetura coreográfica e performativa na intermedialidade de Body-Buildings

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.2.n.1.pp127-149

Palavras-chave:

Intermedialidade, Dança, Arquitetura, Cinema, Body-Buildings

Resumo

O filme de Henrique Pina Body-Buildings (2023) coloca em diálogo a dança, a arquitetura e o cinema, ao apresentar seis obras performáticas de seis coreógrafos diferentes que decorrem em seis obras de arquitetura distintas em Portugal. Este filme de natureza intermedial apresenta-se em oposição à ideia do mero registo da peça de dança filmada em espaços arquitetónicos. A câmara cinematográfica de Pina entra em diálogo com o movimento dos corpos e com a arquitetura, invocando outras perspetivas/ visões/ planos, que seriam impossíveis de concretizar na vivência quotidiana do espaço arquitetónico.

Body-Buildings não celebra apenas o encontro direto entre as artes performativas e a arquitetura, mas também constrói e abre as vias respiratórias a um espaço fértil e híbrido que nos transporta para o abismo de novas possibilidades estéticas e sensoriais. A intermedialidade presente nesta obra não é apenas uma ferramenta de experimentação, mas encerra em si uma força transformadora que procura redefinir a forma como se entende e experiencia o espaço e a arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alice Duarte, FBAUL

    Alice Duarte é bailarina, coreógrafa e investigadora, apaixonada pela arte do movimento como forma de expressão, educação e intervenção. Destaca o seu trabalho, como criadora e intérprete, em projetos de Dança Contemporânea e Arte Participativa. Doutoranda em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, tem vindo a lecionar com regularidade as disciplinas de Estudos do Movimento e Interpretação, na Escola Superior de Dança, onde se licenciou (2016) e concluiu o Mestrado em Ensino da Dança (2022). É formadora do Plano Nacional das Artes e dirige a MEIO DO MATO – Associação Cultural (Monchique), impulsionando projetos que cruzam arte e educação.

Referências

Alves, Júlio e Hugo Barata. 2024. FRAME[scapes], Para uma geocinética. S/l: Stolen Books.

Body-buildings. Realizado por Henrique Pina em 2023. Moonway Films. [Filme]

Burrows, Jonathan. 2022. Writing dance. Bruxelas e Oslo: Varamo Press.

Bunga, Carlos, Iwona Blazwick, Nuno Faria, Inês Grosso e Antony Hudek. 2019.

The architecture of life: Environments, sculptures, paintings, drawings and films. Barcelona: Polígrafa.

Catarro, José Carlos Silva. 2015. “A ponte: o caso português”. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa no âmbito do Mestrado em Arquitetura.

Gil, José. 2001. Movimento total: O corpo e a dança. Lisboa: Relógio d’Água.

Godinho, Ana, Bojana Kunst, Vera Mantero, Gil Mendo, Peter Pál Pélbart, Ana Pais, João dos Santos Martins e Daniel Tércio. 2024. Vera Mantero – Matérias. Forças. Imaginário. Lisboa: Orfeu Negro.

Leach, Neil. 1997. Rethinking architecture: A reader in cultural theory. Londres: Routledge.

“Matilda Carlota.” Jonas & Lander. https://jonaslander.com/Matilda-Carlota. Acedido a 17 de março de 2025.

Pallasmaa, Juhani. 2011. The Architecture of Image: Existential Space in Cinema. Halsinki: Rakennustieto Publishing.

----. 2021. Os olhos da pele. A arquitetura e os sentidos. Tradução técnica de Alexandre Salvaterra. Lisboa: Bookman Editora.

Pallasmaa, Juhani e Zambelli, Matteo. 2024. Sementes. Ideias para pensar a Arquitetura. Tradução de Alexandre Salvaterra. S/l: Bookman Editora.

Pina, Henrique. Entrevista efetuada por Alice Duarte em 2024.

Rajewsky, Irina O. 2005. “Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality.” Intermédialités, vol. 6 (outono): 43–64. DOI : https://doi.org/10.7202/1005505ar.

Rebelo, Camilo. 2010. OLIM. Porto: Cityscopio.

Schröter, Jens. 2011. “Discourses and Models of Intermediality.” CLCWeb: Comparative Literature and Culture, vol. 13, no. 3: n.p. DOI: https://doi.org/10.7771/1481-4374.1790.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Uma arquitetura coreográfica e performativa na intermedialidade de Body-Buildings. (2025). RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, 2(1), 127-149. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.2.n.1.pp127-149