Modalidade espaço-temporal em Aqui, de McGuire: conecções intermidiais entre graphic novels e arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.2.n.1.pp77-90Palavras-chave:
Intermedialidade, Modalidade espaço-temporal, Graphic novel, Arquitetura, Richard McGuireResumo
O tempo é um dos grandes temas da arte, explorado não como um conceito abstrato, mas por seus profundos efeitos na existência humana. Na graphic novel Here (2017), de Richard McGuire, o tempo interage com o espaço e emerge como uma força narrativa, atuando como narrador-personagem. A obra de McGuire desafia a lógica espaço-temporal convencional, integrando a intermidialidade e perspectiva, à luz da arquitetura. A narrativa se desenrola por meio de temporalidades sobrepostas em quadros estáticos, não lineares. Essa complexidade visual ressoa com as modalidades de Lars Elleström. Assim, o objetivo do artigo é discutir como o narrador se revela como uma câmera fixada pelo tempo, enquanto a quina de uma sala de estar se torna personagem-testemunha de uma longa história. Ao situar Here na interseção entre graphic novels e arquitetura, o uso inovador do espaço estático e da temporalidade dinâmica redefine as possibilidades narrativas na arte sequencial.
Downloads
Referências
Arnheim, Rudolf. 1988. A Dinâmica da Forma Arquitetónica. Translated by Wanda Ramos. Lisboa: Editorial Presença.
Bakhtin, Mikhail. 2014. 1981. The Dialogic Imagination. Translated by Caryl Emerson and Michael Holquist. Texas: University of Texas Press.
----. 2014. Questões de Literatura e de Estética: A Teoria do Romance. Translated by Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec.
Bueno, Daniel. “Tudo ao Mesmo Tempo Aqui.” Revista Quatro Cinco Um. https://www.quatrocincoum.com.br/br/resenhas/quadrinhos/tudo-ao-mesmo-tempo-aqui. Accessed March 24, 2023.
Cook, Roy T. 2017. “Narrative, Time Travel and Richard McGuire’s ‘Here’.” In Visions of the Future in Comics: International Perspectives, edited by Francesco-Alessio Ursini et al, 12−29. Jefferson: McFarland & Company.
Eisner, Will. 1989. Quadrinhos e Arte Sequencial: Princípios e Práticas do Lendário Cartunista. Translated by Alexandre Boide and Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes.
Elkins, James. 1994. The Poetics of Perspective. Ithaca: Cornell University Press.
Elleström, Lars. 2021. Beyond Media Borders: Intermedial Relations Among Multimodal Media, Volume 1. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Fitch, Alex. 2017. “One Soul, From Hell, and Here: The Graphic Novel Page as Time Machine.” In Visions of the Future in Comics: International Perspectives, edited by Francesco-Alessio Ursini et al., 30−48. Jefferson: McFarland & Company. https://cris.brighton.ac.uk/ws/files/31853616/one_soul_from_hell_here.pdf. Accessed January 18, 2025.
Fludernik, Monika. 2014. “Description and Perspective: The Representation of Interiors.” In Style, vol. 48, no 4 (Winter): 461−478.
Girl Reading a Letter at an Open Window [Brieflezend meisje bij het venste]. c. 1657–1659. Johannes Vermeer. Oil on canvas, 83 cm × 64.5 c. Gemäldegalerie, Dresden. [Painting]. https://www.essentialvermeer.com/catalogue/girl_reading_a_letter_by_an_open_window.html . Accessed May 13, 2025.
Here. 2024. Robert Zemeckis, dir. Miramax, imageMovers, PSTC. [Film].
Lessing, Gotthold Ephraim. 1998 [1766]. Laocoonte ou Sobre as Fronteiras da Pintura e da Poesia. Translated by Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras.
McCloud, Scott. 2005. Desvendando os Quadrinhos. Translated by Hélcio de Carvalho and Maria do Nascimento Paro. São Paulo: Makron Books.
McGuire, Richard. 2017. Aqui. Translated by Erico Assis. São Paulo: Quadrinhos na Cia. Kindle Ebook.
-----. “About”. Richard McGuire Website. https://www.richard-mcguire.com/. Accessed March 27, 2023.
Merleau-Ponty, Maurice. 1945. Phénoménologie de la Perception. Paris: Gallimard.
Peixoto, José Luís. 2017. Em Teu Ventre. São Paulo: Companhia das Letras.
Rasmussen, Steen E. 1957. Understanding Architecture. Cambridge, MA: The MIT Press.
Schumacher, Patrik. 2010. The Autopoiesis of Architecture, vol 1. London: John Wiley & Sons.
Toral, André. 2017. Holandeses. São Paulo: Veneta.
Vieira, Miriam. 2020. “Building Bridges: The Modes of Architecture.” In Beyond Media Borders: Intermedial Relations among Multimodal Media, Volume 2, edited by Lars Elleström, 59−77. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
Woman Reading a Letter [Brieflezende vrouw]. 1663. Johannes Vermeer. Oil on canvas, 46.6 cm × 39.1 cm. Rijksmuseum, Amsterdam. [Painting]. https://www.rijksmuseum.nl/en/collection/object/Woman-Reading-a-Letter--8e9e02c8045362ffb2171b2fb52953ba. Accessed May 13, 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos da revista RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro estão licenciados conforme a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação. Os artigos estão licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho, com reconhecimento da sua autoria e da sua publicação nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicado na RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, sem custos, e em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicados (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), ou que sejam submetidos durante o processo editorial, a outras revistas ou publicações. Após publicação do artigo, este não pode ser submetido a outra revista, quer em versão parcial, quer em versão integral, sem autorização da coordenação editorial da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro.