O podcast como remediação da rádio e da televisão nos pequenos mercados

O caso português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.62

Palavras-chave:

podcast, rádio, televisão, remediação, Portugal

Resumo

Este estudo procura identificar características da produção e distribuição de podcasts no contexto português, tendo em perspetiva a distinção entre os projetos tutelados por meios de comunicação social e as iniciativas dinamizadas por outros tipos de entidades. Com base numa amostra por conveniência (433 podcasts, dos quais 245 são nacionais), são analisados dados como a propriedade/filiação dos projetos, temáticas dominantes dos conteúdos, periodicidade e duração média dos episódios, ou plataformas de distribuição. Os resultados sugerem uma forte expressão de podcasts tutelados por meios de comunicação social, bem como um recurso ao podcast como canal alternativo de distribuição de conteúdo produzido para a rádio e televisão.

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Biografias do Autor

  • João Miranda, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, CEIS20

    Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, é autor da tese de doutoramento O Papel dos Jornalistas na Regulação da Informação: Caraterização Socio-profissional, Accountability e Modelos de Regulação em Portugal e na Europa. Entre os seus interesses de investigação, destaca-se a atenção conferida à dimensão
    socioprofissional da atividade jornalística.

  • Sílvio Santos, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, CEIS20

    Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Os seus tópicos principais de pesquisa e publicação são a rádio e os meios sonoros, a desinformação e a educação. Atualmente, integra projetos de investigação no âmbito da história da rádio, estudos de género e saúde mental.

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Publicado

2021-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Os novos territórios do podcast

Como Citar

O podcast como remediação da rádio e da televisão nos pequenos mercados: O caso português. (2021). Comunicação Pública, 16(31). https://doi.org/10.34629/cpublica.62