Sobre a Revista
A revista Comunicação Pública é um projeto editorial no campo científico, académico e profissional da comunicação, fundado em 2005, na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS). Foca-se essencialmente na publicação de artigos, recensões, ensaios ou outros textos inéditos que façam das formas de comunicação humana o seu tema de reflexão, integrando diferentes perspetivas, linguagens e contextos. A revista tem acesso aberto e obedece a um rigoroso sistema de arbitragem científica, sendo publicada duas vezes por ano, em junho e dezembro.
Número Atual
DOSSIÊ TEMÁTICO (Tomo I):
Serviço público de média e inovação
Public service media and innovation
EDITORES:
Elton Bruno Pinheiro, Universidade do Minho, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Luís António Santos, Universidade do Minho, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Refletir analiticamente sobre os Serviços Públicos de Média a partir da perspetiva do campo multidimensional da inovação é o principal objetivo deste Dossiê. A inovação de que falamos é aquela que deve ser percebida como um “fenómeno social” por englobar não apenas questões “tecnológicas”, mas também “simbólicas” (Rossetti, 2013). Portanto, interessa-nos compreender como os Serviços Públicos de Média, em diversos territórios, estão a inovar, podem/devem inovar ou enfrentam desafios para inovar (na programação, gestão, participação social, financiamento, regulação), sobretudo num contexto político-económico e sociocultural em que fenómenos como a desinformação, os discursos de ódio e os diversos populismos são cada vez mais presentes, especialmente no ambiente mediático sociodigital, e colocam sob tensão a sociedade, a cidadania, a democracia e a vida.

