Notícias e públicos na era dos novos media

perceções e dinâmicas de consumo em rede

Autores

  • Patrícia Silveira IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia
  • Inês Amaral Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7618

Resumo

As problemáticas inerentes às dinâmicas de produção, distribuição e consumo de informação de teor noticioso têm sido alvo, nos últimos anos, de inúmeros estudos académicos. Salienta-se, porém, a especial relevância, no presente, de haver uma maior produção científica em matérias que se dediquem a compreender e a analisar os novos panoramas mediáticos e informativos que se desenham em contexto digital e que subsistem com o analógico, com implicações evidentes quer para os habituais modos de funcionamento das empresas mediáticas e jornalísticas, quer para as práticas de acesso à informação, os usos e as perceções do conceito de “notícia”. É neste contexto que sobressai a proposta para este dossiê temático.

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Biografias do Autor

  • Patrícia Silveira, IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia

    Professora Auxiliar na IADE - Universidade Europeia e Professora Adjunta Convidada na ESCS - Instituto Politécnico de Lisboa, concluiu o Doutoramento Europeu em Ciências da Comunicação (2016), pela Universidade do Minho, com Aprovação por Unanimidade com Menção de Muito Bom. A par da atividade docente, é Investigadora Integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho.

    IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia
    Campus de Santos, Avenida Dom Carlos I, nº4,
    1200-649 Lisboa,
    Portugal

  • Inês Amaral, Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

    Professora Associada do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, em 2012 (financiamento pela Fundação para a Ciências a Tecnologia). É investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.

    Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação
    Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
    Largo da Porta Férrea
    3000-370 Coimbra

     

Referências

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Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Notícias e públicos na era dos novos media

Como Citar

Notícias e públicos na era dos novos media: perceções e dinâmicas de consumo em rede. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7618